Na quarta-feira (19) pela manhã, uma pessoa viu um tubarão na praia e avisou o salva-vidas. Esse comunicou o caso à Polícia de Ibaraki, que sobrevoou a área de Kujihama Beach Resort, na cidade de Hitachi. A polícia gravou as imagens por volta das 10h00. Foram vistos mais de 30 tubarões nadando.
Tubarões de 1,5 metro
Especialista do aquário Acqua World foi consultado para identificar o tipo de tubarão. Constatou-se que se trata da espécie banded houndshark. Esse tipo de tubarão chega a 1,5 de comprimento e gosta de águas pouco profundas. Apesar do tamanho, especialistas garantem que esse tipo de tubarão é inofensivo ao ser humano.
Observando se há tubarões
Em todo caso, os banhos ainda estão proibidos na praia de Kujihama. Na tarde de quarta-feira, por volta das 14h40, a polícia sobrevoou a área novamente. Não havia mais a presença dos tubarões, segundo o jornal Sankei. De acordo com informações da imprensa, não foi registrada nenhuma ocorrência de vítima.
Especialistas acreditam que eles devam ter aparecido em águas rasas por conta da temperatura baixa da água do mar. Em 15 deste mês foi realizada a abertura do mar, porém os banhos estavam proibidos exatamente por causa dessa baixa temperatura da água, explica a NHK.
O helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoa a área para observação e a cidade de Hitachi começou a colocar redes de proteção, segundo a NHK.
Fontes: TBS, NHK e Sankei Fotos: Wikimedia, divulgação e Trip Advisor