Nesta segunda-feira completam 6 dias depois do início da tragédia provocada pelas chuvas históricas nas províncias de Fukuoka e Oita. Todos os dias o restante do país é tomado de notícias sobre o aumento das vítimas. Até a manhã desta segunda-feira (10), foram confirmadas 21 mortes, sendo 18 da província de Fukuoka.
As equipes de resgate e de salvamento buscam por mais de 20 pessoas desaparecidas ou que não se consegue contato.
Kyushu: continua a situação de calamidade
Nos distritos de Ono e Otsuru, da cidade de Hita (Oita), 149 pessoas ainda se encontram ilhadas. As rodovias de acesso a essas áreas estão bloqueadas pelos deslizamentos ou por um volume grande de entulhos. As equipes vêm se empenhando na remoção e desobstrução, mas os trabalhos poderão levar mais cerca de 10 dias.
Somente na cidade de Hita 367 ainda se encontram em abrigos temporários e algumas começaram a apresentar mal estar e sintomas de insolação, segundo o noticiário da FNN.
Kyushu: os números dos desastres naturais
Segundo o levantamento efetuado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte, a região norte de Kyushu amargou com os desastres provocados pelas chuvas torrenciais.
Foram 37 desastres com sedimentos, incluindo deslizamentos e fluxo de detritos, além de 33 pontos de enchentes que causaram inundações, nas províncias de Oita, Fukuoka, Nagasaki e Saga.
Assista ao vídeo para ver a dolorosa situação da tragédia.
Fontes: NHK, FNN, Mainichi e Sankei Foto: Força de Autodefesa