Tufão Nº5 se intensifica rapidamente para um supertufão

O tufão Nº5 se intensifica de forma rápida no Oceano Pacífico oeste e poderá afetar o Japão.

Imagem da JMA mostra os trajetos dos tufões 5, 9 e 10

O tufão Nº5 (Noru), que se intensifica rapidamente para um supertufão no Oceano Pacífico oeste, sendo equivalente a um ciclone tropical de categoria 5, eventualmente, poderá representar uma ameaça para o Japão na próxima semana, de acordo com o site Weather Channel.

Publicidade

Ventos máximos sustentados aumentaram em aproximadamente 69mph nas 24 horas que terminaram na tarde de domingo (30). A rápida intensificação é quando tais ventos aumentam em pelo menos 35mph em 24 horas ou menos.

Devido ao enfraquecimento dos ventos formados em razão de uma grande área de pressão atmosférica, o Noru poderá vaguear perto de Iwo To, uma ilha japonesa, em grande parte desta semana.

Percurso do Noru (Weather Channel)

Não se pode descartar um eventual impacto em terra no Japão, mas isso não deve acontecer até a próxima semana, se ocorrer de fato. Contudo, cita o Weather Channel, o Japão deve continuar monitorando o progresso do tufão Nº5.

Enquanto isso, o Noru vai gerar ondas altas que chegarão à costa japonesa do Pacífico nesta semana e persistirão por dias.

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA), atualmente, a intensidade do tufão Noru é classificada como muito forte, mas sua velocidade de deslocamento é lenta. Sua pressão atmosférica é de 940hPa e a velocidade máxima dos ventos em seu centro é de 45m/s. As rajadas máximas de vento chegam a 65m/s.

Há dois outros tufões no Pacífico, o Nº9 (Nesat) que já enfraqueceu e o Nº10 (Haitang), que segue em direção a Taiwan.

Fonte: Weather Channel, JMA
Imagem: JMA, Weathernews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Oferta de empregos no Japão: maior índice em 43 anos

Publicado em 31 de julho de 2017, em Economia

Há setores com escassez de trabalhadores, especialmente relacionadas à indústria automobilística. Caiu o índice de desemprego no país.

Setores que mais têm ofertas de vagas são da indústria automobilística, transporte e construção civil (Bigstock)

O índice de oferta de vagas de emprego subiu 0,2% em relação ao mês anterior, mas teve uma alta significativa na história. De acordo com a divulgação feita pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar, o índice foi de 1,51. Ou seja, há muito mais oferta de vagas do que procura.

Publicidade

Esse índice é o maior em 43 anos e 4 meses. O último registrado foi de 1,53 em 1974. Como sempre a comparação recai com o período da bolha econômica, quando havia fartura de vagas, o país pode comemorar o feito.

As províncias que mais necessitam de mão de obra são Fukui (2,09), Tóquio (2,08) e Ishikawa (1,92).

Por outro lado, as 3 províncias que apresentaram os menores índices foram Hokkaido (1,08), Kochi (1,13) e Kanagawa (1,16). No entanto, o índice foi acima de 1 em todas as províncias, anunciou o Nikkei Shimbun.

Aumento de ofertas e queda de desemprego

Houve aumento na oferta de novas vagas em relação à mesma época do ano anterior, em 6,3%. Os setores que mais necessitam contratar são:

  • Indústria da transformação: 14,2%
  • Transporte e entrega de mercadoria: 11,1%
  • Construção civil: 7,6%

De acordo com o boletim do ministério, “vendo a partir de que o setor produtivo relacionado à indústria automotiva está favorável, o número de ofertas de vagas continua em crescimento. O ambiente para as contratações está melhorando e progredindo firmemente”, ressaltou.  

Segundo a TBS, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações anunciou que o relatório da empregabilidade apresentou 03,% de queda no desemprego, no mês passado. Atualmente, o índice é de 2,8%. 

Fontes: NHK, TBS e Nikkei Shimbun
Foto: Bigstock

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão