Coreia do Norte e seus mísseis balísticos: conheça o alcance de cada um

Conheça os mísseis balísticos da Coreia do Norte e o alcance de cada um deles no mundo, incluindo o Japão.

lançamento de míssil pelo mar (Kitachousen.net)

O clima de tensão pelo mundo continua, apesar da Coreia do Norte não ter realizado nenhum teste nuclear em 25 deste mês como era esperado.

Publicidade

A BBC publicou uma matéria contando a história militar da Coreia do Norte, antes de 25 deste mês. Nessa matéria mostrou para o mundo os tipos de mísseis balísticos do país, incluindo o intercontinental.

Esta matéria é um resumo, apenas para mostrar os tipos de mísseis desenvolvidos pelos norte-coreanos e o alcance de cada um deles.

Segundo a matéria, a origem dos atuais mísseis teria sido em “1.979, quando o então presidente egípcio Anwar Sadat transferiu um pequeno número de mísseis soviéticos para a Coreia do Norte como parte de um acordo mais amplo para cooperar na tecnologia de mísseis.”

Em seguida, usou a engenharia reversa do Scud para construir seus próprios, os chamados Hwasong-6 e Hwasong-7.I. Atualmente, do Scud o país criou o Nodong.

Foram realizados 6 testes com o Nodong e o único que obteve sucesso foi o de junho de 2.016, segundo a BBC.

Confira na imagem abaixo os tipos de mísseis. Os 4 primeiros da esquerda para a direita, são os já testados. Os dois da direita estariam em desenvolvimento. Compare o tamanho deles em relação à ilustração de um ser humano ao lado (dir.), na imagem.

Mísseis submarinos e com capacidade nuclear?

“Mais recentemente, a Coreia do Norte usou a engenharia reversa do soviético R-27 para ser lançado por submarino (SLBM) para um míssil móvel na estrada que pode atingir as forças americanas no Guam”, revela.

A Coreia do Norte usa esses mísseis móveis para transportá-los por todo o país. Os caminhões usados para o transporte podem escondê-los em túneis, armazéns ou cavernas, o que dificulta detectá-los.

Além disso, o país investe em mísseis que possam ser lançados da água, conhecidos como  Pukguksong.

Desde abril do ano passado a Coreia do Norte começou a fazer testes SLBM cada vez mais bem sucedidos. Usando uma plataforma submarina, engenheiros norte-coreanos foram capazes de alcançar lançamento bem sucedido do míssil. Segundo a matéria, nesses testes teriam usado combustível sólido em vez do líquido.

De acordo com a matéria, esses mísseis, provavelmente, têm capacidade nuclear.

Veja na ilustração abaixo o alcance desses mísseis. Os números mostram os tipos e seus respectivos alcances. As linhas verdes demonstram o alcance dos já testados. A linha vermelha mostra o possível alcance dos mísseis intercontinentais em desenvolvimento ou ainda não testados.

Para ler a matéria completa, em inglês, clique aqui. Para ler a mesma matéria em japonês, clique aqui.

Fontes: BBC e Blogos
Imagens: BBC e Kitachousen.net

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Coreia do Norte disparou míssil e Japão entra em alerta

Publicado em 29 de agosto de 2017, em Sociedade

Coreia do Norte dispara mais um míssil, o qual sobrevoou o Japão e caiu no mar. Criou um clima de tensão jamais visto no país.

A Coreia do Norte disparou novamente um míssil, que desta vez atravessou a região norte do Japão. O governo japonês emitiu um alerta de evacuação para os cidadãos. Nesta manhã de terça-feira, por volta das 5h58, residentes das províncias de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Akita, Yamagata, Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma e Niigata receberam mensagem do J-Alert.

Publicidade

Mensagem enviada pelo sistema J-Alert para os residentes das províncias do norte do Japão

O sistema de alerta do Japão foi acionado, informando aos cidadãos no norte do país para tomarem precauções em relação ao míssil que estava seguindo em direção ao mar. A tensão em relação à postura militar de Kim Jong-un instalou-se no país.

O míssil passou o território japonês e depois caiu no mar. Voou por cerca de 2.700km subindo até cerca de 550km, disseram autoridades sul-coreanas. O Pentágono confirmou o lançamento.

A NHK informou que o governo japonês emitiu alerta de que um míssil norte-coreano estava indo para a região de Tohoku, no extremo norte do país. A NHK também informou que o Japão não tomou nenhuma ação para derrubar o míssil.

A emissora japonesa informou que o míssil norte-coreano quebrou em três partes e caiu no mar, após atravessar o território japonês, às 6h12.

Shinzo Abe disse que o míssil foi uma ameaça sem precedentes, gravíssima para o Japão. O primeiro-ministro japonês informou que irá dialogar com as Nações Unidas pressionarem Pyongyang, capital da Coreia do Norte.

Mais informações em breve.

Fontes: The Telegraph e CNBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!