A Tencent, maior portal de serviços da China, disponibilizava gratuitamente um serviço que permitia ao usuário conversar com uma personagem de inteligência artificial (AI).
Essa personagem, além de apresentar previsões do tempo e informações sobre o horóscopo, também aprendia através das conversas com os usuários e conseguia trocar opiniões sobre diversos assuntos.
Contudo, essa personagem criou uma situação delicada para o governo chinês. Segundo as mídias de Hong Kong, um usuário que havia comentado “Viva a República Popular da China” recebeu a seguinte resposta da personagem: “O que temos para celebrar neste governo incompetente e tão corrupto?”.
Além disso, em outro comentário que pedia a opinião da AI sobre o “sonho da China”, slogan utilizado pelo presidente da China Xi Jinping, a personagem havia respondido “Mudar-se para a América.”
Devido a essas respostas polêmicas, muitos internautas começaram a criticar a AI nas redes sociais e a Tencent suspendeu o serviço no dia 30 no mês passado.
Na China, a pressão sobre a liberdade de expressão ficou mais rígida sob o governo de Xi Jinping. Na rede social Weibo, o “Twitter” da China, muitos usuários comentaram críticas e insatisfações em relação ao avanço das inteligências artificiais.
Fonte: NHK News