Milhares de pessoas se reuniram em Hiroshima neste domingo (6) para refletir sobre a tragédia que mudou o curso da história. Faz 72 anos desde o dia em que os Estados Unidos detonaram uma bomba atômica sobre a cidade em 1945.
Cerca de 50.000 pessoas se reuniram no Parque Memorial da Paz para prestar uma homenagem às vítimas. Sobreviventes conhecidos como Hibakusha (pessoas afetadas pela explosão) se juntaram à multidão. A média de idade deles é agora de 81 anos.
Representantes de 80 países participaram do evento. O público presente fez 1 minuto de silêncio às 8h15, o momento exato quando a bomba atingiu a cidade.
Autoridades colocaram uma lista de 308.725 vítimas no cenotáfio, incluindo os nomes de 5.530 pessoas que morreram ou foram confirmadas mortas no último ano.
O prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, transmitiu uma declaração de paz. Ele citou sobreviventes, que descreveram cenas de devastação e aflição que seguiram o bombardeio e seus desejos pela paz.
“Para chegar a um mundo sem armas nucleares, é essencial que os países trabalhem juntos. Nosso país obedece a 3 princípios não nucleares de não possuir, produzir ou permitir armas nucleares em seu solo. Estamos determinados a liderar o mundo ao trabalhar de perto com os dois lados tendo essa meta em mente”, disse o primeiro-ministro Shinzo Abe.
O Japão também lembrará o bombardeio atômico de Nagasaki na quarta-feira (9).
Fonte e imagem: NHK