Depois de menos de 24 horas do forte terremoto de magnitude 7,0 ocorrido às 21h19 de terça-feira, em Jiuzhaigou (Sichuan), as equipes de resgate continuam trabalhando para salvar vidas.
Até as 18h00 desta quarta-feira foram divulgados os números das vítimas. São 19 mortes e 247 pessoas feridas.
Segundo informações locais, várias edificações caíram e também foram vistos deslizamentos.
A equipe da NHK chegou ao aeroporto, porém a estrada de acesso ao local do epicentro está fechada para veículos comuns. Só se permite o transporte de suprimentos para socorro das vítimas, informou.
Jiuzhaigou é Patrimônio Mundial da UNESCO, um ponto turístico visitado por pessoas do mundo todo. Segundo informações da NHK havia mais de 35 mil turistas no dia em que ocorreu o terremoto.
Não há notícia de turistas japoneses feridos no local. O Consulado-Geral do Japão se apressa para obter informações dos turistas japoneses.
Segundo a NHK, o aeroporto está cheio de pessoas à espera dos voos. As autoridades aeroportuárias entregaram cobertores para os turistas que foram para lá à noite.
A Cruz Vermelha entrou no local na manhã desta quarta-feira levando mil kits de emergência, 2 mil camas e 200 tendas em Chengdu, capital da província de Sichuan. Além da ajuda material, equipes de resgate foram enviadas também, informou o China News.
Assista ao vídeo para ter noção da gravidade do terremoto na China.
Fontes: NHK e XinhuaNet Fotos: China News e Xinhua