Falta ninja no Japão

O assunto é tão sério que a NHK produziu um especial “quer se tornar um ninja?”, tamanha a falta de pessoas com esse talento.

Ninja em alta entre os estrangeiros e a tendência é de mais procura em 2020 (Kurashiki)

Criado no ano retrasado o Conselho de Ninja do Japão (Japan Ninja Council) realizou uma pesquisa entre os estrangeiros de vários países do mundo. Para a primeira pergunta “você sabe o que é ninja”, a resposta foi “sim”. No entanto, o número surpreendeu – 98,7% dos entrevistados sabe o que é um ninja.

Publicidade

As respostas para a segunda pergunta “você acha que o ninja existe”, também surpreenderam. 60% dos estrangeiros que visitaram o Japão ou querem visitar, acreditam que o ninja ainda exista. Portanto, eles querem ver um “ninja de verdade”.

Um Ninja Yashiki (castelo do ninja) situado em Kabuki-cho, Shinjuku, na capital japonesa, chega a receber mais de 100 turistas estrangeiros por dia. Eles vão para lá para praticar algumas habilidades do ninja. O local está com reservas cheias por meses seguintes.

Ninja e a Era Edo

A reportagem da NHK foi até Hokkaido, no parque temático Noboribetsu Date Jidaimura. Cerca de 300 mil turistas por ano visitam o parque mais por causa do show no Kasumi Ninja House. Esse número é 4 vezes maior do que 10 anos atrás.

O show do ninja nesse parque é considerado de alto nível. O estilo do ninjajutsu é o Toga. O espetáculo é cheio de ações rápidas, característica dessa técnica que surgiu na Era Edo. Nessa casa, os 8 ninjas fazem 6 espetáculos por dia. Com a falta de ninjas, os poucos são obrigados a cumprir outros papéis, além de ajudar em outras tarefas.

Os homens, agentes secretos dessa era, tinham domínio das artes marciais, conhecimentos específicos e também usavam algumas ferramentas para esse exercício.

Para obter todos esses conhecimentos e técnicas, é preciso muito estudo e horas de prática. Ninguém se torna ninja da noite para o dia.

Estrangeiros querem participam da experiência de ser ninja e falta mão de obra (Pixabay)

Procura-se por ninja

Segundo a reportagem, essa falta de ninjas ocorre em todo o país. Isso se agravará com a vinda de muitos outros turistas por conta do maior evento esportivo do mundo em 2020.

Até um centro de formações de atores em Tóquio iniciou um curso de formação do ninjutsu. No curso os alunos aprender a lidar com 10 tipos de armas e ferramentas, para “eliminar” o ataque do oponente.

Rumo a se tornar ninja

A reportagem entrevistou uma jovem formada e atuando na profissão de TI, 25 anos. Ela se apaixonou pelo ninjutsu e decidiu trocar sua carreira promissora pela de ninja.

Trocou temporariamente Tóquio por Hokkaido. Enquanto faz “arubaito” de dia, a noite é para frequentar o dojo da escola de formação de ninja. Ela teve que comer muito arroz para engordar 8 quilos em 4 meses para preparar o corpo.

A futura ninja parece ter encontrado o seu caminho lá. No entanto, nessa escola, apesar da grande procura, em 5 anos, somente 5 conseguiram se tornar ninjas.

A verdade é que o ninja está escasso e sua procura está cada vez mais quente. Especialmente no momento em que a Agência Cultural aprovou como patrimônio cultural os ninjas das cidades de Iga (Mie) e de Koka (Shiga). Com isso, os ninjas ganham ainda mais impulso.

Assista ao vídeo sobre a origem do ninja.

Fontes: NHK, Edo Trip e Ninja Council
Fotos: Kurashiki e Pixabay

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vendas do Apple Watch surpreendem

Publicado em 27 de setembro de 2017, em Tecnologia

As reservas do iPhone 8 estão relativamente escassas enquanto vendas do novo Apple Watch surpreendem. Veja mais.

Sob a sombra da espetacular apresentação do iPhone X, o iPhone 8 apresentado teve muito pouco impacto no mercado. Os preços não são muito caros, mas as vendas e reservas não foram muito boas.

Publicidade

Segundo o relatório da KGI Securities publicado pela 9to5Mac, normalmente, a entrega dos novos modelos do iPhone se estende por 3~6 semanas após o início das vendas. Contudo, no caso do iPhone 8, as entregas se estenderam por apenas 1 a 2 semanas e, dependendo do modelo, é possível obtê-lo em poucos dias ou no mesmo dia da compra. Em algumas companhias, a entrega do iPhone 8 de cor prata demorará entre 2 a 4 dias úteis, o que é muito pouco para a época.

Não é preciso pensar muito para perceber o motivo: as vendas do iPhone X. Os fãs da Apple sempre procuram comprar os novos modelos o mais rápido o possível e até fazem fila de dias na frente das lojas. Entretanto, ao mesmo tempo, a maioria dos usuários procuram pelo melhor modelo disponível no mercado. Logo é óbvio que esses usuários irão optar pelo iPhone X, com display sem bordas e reconhecimento facial.

Por outro lado, ao contrário do iPhone 8, as vendas e reservas do “Modelo Cellular + GPS do Apple Watch Series 3” estão acima do esperado. Isso se deve à nova funcionalidade de comunicação LTE, que permite receber e realizar ligações.

Porém, o iPhone 8 possui o processador A11 de performance extremamente alta e está sendo vendido por ¥78.800 (impostos não inclusos). Mas no quesito de custo-benefício, o iPhone 8 é o melhor modelo. Ótimo para usuários e espetacular para desenvolvedores.

Fonte: Gizmodo JP

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!