Lojas de conveniência competem no setor de máquinas de venda automática

A competição entre redes líderes de konbini poderá se intensificar com a instalação de suas próprias máquinas de venda automática em locais de trabalho.

A competição entre redes líderes de konbini poderá se intensificar com a instalação de máquinas de venda automática em locais de trabalho (NHK)

A competição entre 3 redes líderes de lojas de conveniência no Japão poderá se intensificar com a instalação de máquinas de venda automática (jidohanbaiki) em prédios de escritórios.

Publicidade

Duas redes de lojas de conveniência, a FamilyMart e a Lawson, já começaram esse novo negócio.

Em uma miniloja self-service da Lawson que abriu em um escritório em Tóquio, os consumidores podem escolher itens das prateleiras e escaneá-los no caixa. O pagamento é feito com cartões de dinheiro eletrônico.

A indústria líder, a Seven-Eleven Japan, iniciará serviços similares em breve. O porta-voz da empresa, Yuki Toda, disse que as máquinas de venda automática vão oferecer alguns dos mesmos produtos de alta qualidade que as pessoas compram nas lojas.

A FamilyMart foi a primeira rede de lojas de conveniência no Japão que instalou máquinas de venda automática. A empresa tem mais de 2.100 jidohanbaiki em prédios de escritórios.

O Japão tem mais de 55.000 lojas de conveniência. Contudo, poucas lojas abriram recentemente. A desaceleração indica que o mercado pode estar chegando a um ponto de saturação.

Redes de lojas de conveniência também estão enfrentando o desafio da escassez de funcionários. Responsáveis das empresas esperam que as máquinas de venda automática ou outros tipos de lojas self-service sejam a resposta.

A Seven-Eleven Japan planeja instalar 500 lojas de máquinas de venda automática até o final de fevereiro de 2019. A FamilyMart visa ter 3.000 dessas lojas até a mesma data. A Lawson espera abrir milhares de lojas de venda automática até o final de fevereiro de 2018.

Fonte e imagem: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pesquisadores do Japão desenvolvem célula solar ultrafina

Publicado em 20 de setembro de 2017, em Tecnologia

A equipe de pesquisadores garante que mesmo após a lavagem funciona. Aplicável como fonte de energia para equipamentos wearable.

Lavável, pode até ser esmagada que continua funcionando como célula solar (divulgação: Riken)

Uma grande equipe composta por pesquisadores da Riken e da Universidade de Tóquio desenvolveu uma célula de energia solar ultrafina, esticável e lavável. Ela foi tema de publicação em uma revista científica – Nature Energy – na segunda-feira (18), como aplicável em equipamentos wearable (vestíveis, na tradução livre).

Publicidade

Representantes da equipe de pesquisa e desenvolvimento, Kenjiro Fukuda pesquisador da Riken e Professor Takao Aya da Universidade de Tóquio, explicam que desenvolveram a célula solar sensibilizada por um processo de impressão de compostos orgânicos. Eles têm propriedades semicondutoras e foram aplicados em membranas de polímero ultrafino.

A célula solar apresentada tem apenas 3 micrômetros de espessura e funciona bem mesmo amassada ou até esmagada.  

Aplicada em roupa pode carregar o smartphone

Um dos testes importantes foi o de colorir a célula solar com uma caneta e lavá-la com sabão líquido para remover as manchas de tinta. Ainda assim, o desempenho não deteriorou.

A eficiência da conversão da luz solar em energia elétrica é de duas vezes mais do que as células solares finas convencionais, já existentes.

Se for encaixada entre duas lâminas de borrachas transparentes, a elasticidade e a resistência à água podem ser reforçadas.

A equipe de pesquisadores sugere que essa célula solar possa ser usada como fonte de energia para equipamentos médicos se coladas à roupa, como a camisa, por exemplo.

Ela seria útil como fonte de energia para equipamentos hospitalares que medem a pressão arterial e a temperatura corporal constantemente e encontram uma doença precocemente. Quem sabe, até para a recarga de um smartphone, integrado com a roupa, informaram os pesquisadores.

Costas da camisa com aplicação de célula solar ultrafina desenvolvida no Japão (divulgação: Riken)

Fontes e fotos: divulgação e Asahi Shimbun

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!