Robôs podem atenuar falta de funcionários em creches no Japão

O robô Vevo, com cabeça em formato de urso e corpo humanoide, é capaz de reconhecer e saudar as crianças, assim como medir suas temperaturas corporais.

O robô Vevo, com cabeça em formato de urso e corpo humanoide, é capaz de reconhecer e saudar as crianças, assim como medir suas temperaturas corporais usando um termógrafo (Social Solutions/Telegraph)

Robôs desenvolvidos para cuidar de crianças estão sendo introduzidos em creches japonesas em uma tentativa de abrandar uma grande escassez de funcionários em instituições de cuidados infantis.

Publicidade

A Global Bridge Holdings, um centro de cuidados infantis start-up com sede em Tóquio, colaborou com acadêmicos da Universidade de Gunma para desenvolver um novo sistema que usa robôs e sensores para monitorar as crianças.

O estágio central é um robô chamado Vevo, completo com uma cabeça em formato de urso e corpo humanoide, que é capaz de reconhecer e saudar as crianças, assim como medir suas temperaturas corporais usando um termógrafo.

Os robôs são complementados por um sistema de sensores separados que podem monitorar a batida do coração e movimento das crianças enquanto elas dormem em seus berços, com alarmes soando se anormalidades são detectadas.

Atualmente, o novo sistema integrado está sendo testado em uma creche de Tóquio, um dos 27 centros de cuidados infantis a nível nacional operados pela Global Bridge Holdings, com planos de introduzir uma segunda instalação na província de Gunma no próximo mês.

Após testá-lo em seus próprios estabelecimentos, a empresa espera comercializar e vender o sistema por cerca de 4 milhões de ienes a partir do próximo mês de abril.

É uma criação oportuna para a indústria de cuidados infantis do Japão atingida pela crise, que está sofrendo de uma escassez de pessoal a nível nacional.

Enquanto isso, a demanda por cuidados infantis ultrapassa a disponibilidade, impedindo que muitas mães retornem ao trabalho após darem à luz, visto que elas não conseguem um local no sistema público de cuidados infantis.

Cerca de 26.081 crianças estavam em listas de espera para creches no dia 1 de abril, início do ano acadêmico, marcando um aumento de 2.528 em comparação ao ano passado, de acordo com o ministério da saúde, trabalho e bem-estar.

A robótica está cada vez mais sendo usada no Japão para conter a escassez de mão de obra, enquanto a nação enfrenta um rápido envelhecimento populacional.

Fonte e imagens: Telegraph

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Sushi de fraldas’ prova ser popular no Japão como presente para bebês

Publicado em 15 de setembro de 2017, em Sociedade

Um presente de chá de bebê incomum que evoca a exportação culinária mais famosa do Japão se tornou um item bem procurado. Confira!

As fraldas fazem a vez do arroz e todos os outros itens usados como coberturas são relacionados ao cuidado de crianças e de limpeza doméstica em geral (Omutsuzushi)

Um presente de chá de bebê incomum que evoca a exportação culinária mais famosa do Japão se tornou um item bem procurado desde que chegou ao mercado.

Publicidade

Ao combinar fraldas brancas fazendo a vez do “arroz” com babadores rosa como cobertura de “camarão”, os “sushi de fraldas” estão atraindo pedidos sem parar para uma empresa na província de Tokushima, que é uma editora de revistas sobre informações de cuidados infantis.

Um funcionário da empresa que desenvolveu o produto, que começou a ser vendido em 2012, disse que a ideia do sushi de fraldas surgiu há 10 anos após ele ouvir sobre “bolos de fraldas” sendo dado como presentes para bebês no exterior.

“Naturalmente, os japoneses deveriam fazer sushi” com fraldas, pensou ele.

Babador listrado e pregador fazendo a vez do camarão (Omutsuzushi)

A empresa contratou 10 mamães para fazer os sushi de fraldas em suas casas. Usando luvas e máscaras, as mulheres prepararam cada sushi detalhadamente.

Além de dobrar as fraldas no formato do sushi, a “sushi chef” usa itens relacionados ao cuidado de crianças e trabalho doméstico para coberturas, como sabonete branco infantil para a lula e miniesfregões laranjas para ouriços-do-mar.

Miniesfregão como ouriço-do-mar (Omutsuzushi)

“Graças às novas ideias, as coberturas vêm melhorando”.

A empresa recebe cerca de 200 pedidos de sushi de fraldas por mês e lançou uma versão de alta qualidade, a “Takumi” usando uma tigela de sushi feita de cedro local, em julho.

Um pedido para o produto, com uma seleção de 15 sushis, custa 7.777 ienes. Veja mais detalhes clicando aqui (em japonês).

Fonte: Japan Today, Kyodo
Imagens: Omutsuzushi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!