A síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21, pode ser amenizada antes do bebê nascer, descobriu uma equipe de pesquisadores da Universidade de Quioto.
A síndrome de Down é uma doença em que os nervos cerebrais não se desenvolvem normalmente devido a anormalidades cromossômicas.
O grupo do professor Masatoshi Hagiwara da Universidade de Quioto estudou cerca de 700 tipos de substâncias. Descobriu uma que promove a proliferação de células que se tornam a base dos nervos do cérebro.
Substância batizada de Algernon
A essa substância deram o nome de Algernon. A eficácia foi confirmada pelos estudos usando células iPS derivadas de pacientes com síndrome de Down. Os testes foram conduzidos em camundongos. Os camundongos mães que gestaram filhotes com síndrome de Down receberam a substância em forma de bebida, durante a gestação. Assim, constataram que os cérebros dos camundongos nascidos desenvolveram um efeito de desenvolvimento quase normal.
“É possível usar a medicina regenerativa para a gerar novos nervos a partir da introdução da substância estimulando as células-tronco do ser humano”, declarou em entrevista para o JNN.
Ainda enfrenta dificuldades para aplicação clínica. Mas a equipe pretende continuar as pesquisas para aplicação em outras síndromes e doenças.
Fonte e foto: JNN