A motocicleta Honda Riding Assist-e tem tecnologia para se manter em equilíbrio, independente de quem a pilota. O piloto nem precisa se esforçar para mantê-la de pé.
A montadora já tinha apresentado uma motocicleta com essa tecnologia na CES-Consumer Technology Association 2017, a maior feira do segmento tecnológico do mundo, em Las Vegas. Ela foi realizada em janeiro deste ano nos Estados Unidos.
A Honda, apresentará uma nova versão, mais compacta, no Tokyo Motor Show-TMS deste ano.
A motocicleta tem a tecnologia de controle de equilíbrio da Honda, através do desenvolvimento da pesquisa do robô humanoide ASIMO. A montadora explica que a própria máquina se mantém em equilíbrio enquanto roda a baixa velocidade, tanto quando ao reduzir a velocidade ou parar em engarrafamentos e faróis de trânsito. Assim, reduz a carga de peso sobre o condutor dela, para mantê-la de pé.
O mecanismo que transmite energia para a seção de acionamento tem um motor elétrico, com baixa carga para o ambiente. A empresa pretende proporcionar uma sociedade livre de carbono, ou seja, que não dependa de combustíveis derivados do petróleo ou gás, por exemplo.
Carro que tem sentimentos
Além dessa moto, apresentará o seu carro elétrico – Honda Sports EV Concept. Combinando tecnologias de veículo elétrico (EV) e Inteligência Artificial (AI), ele tem um “body” compacto.
“Desenvolvemos visando um modelo que permita que pessoas e o carro experimentem o sentimento de serem um só”, explica a montadora.
Outro veículo a ser apresentado e que promete chamar a atenção do público é o NeuV. Ele tem tecnologia para permitir que saia da garagem – a maioria dos carros fica 96% do tempo parados – e que seu dono possa compartilhar o uso e obter alguma renda extra.
Esse carro, além de ser econômico e usar energia limpa, ainda consegue fazer a leitura do humor do motorista. Ele determina situações de estresse, através das expressões faciais e voz. Assim, ele “ajuda” o motorista a dirigir.
Fonte e fotos: Sankei News