O Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ, o maior banco do Japão, está considerando reduzir o número de suas filiais nacionais em até 20% para aumentar a rentabilidade, disse uma fonte familiar com o assunto no domingo (29).
Enquanto mais organizações financeiras enfrentam dificuldades devido às taxas de juros extremamente baixas, o banco, um núcleo do Mitsubishi UFJ Financial Group Inc. (MUFG), visa reduzir sua atual rede de 480 filiais e aperfeiçoar suas operações.
A ideia é reduzir o trabalho humano e usar mais lojas automatizadas que empregam tecnologia digital, disse a fonte.
O Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ planeja automatizar tarefas atualmente realizadas por cerca de 9.500 funcionários como parte de suas medidas de redução de custos. Outro megabanco japonês, o Mizuho Financial Group Inc., também planeja realizar uma medida similar.
O MUFG, o Mizuho e o Sumitomo Mitsui Financial Group Inc., provavelmente terão tarefas assumidas por um total de 32.500 funcionários nos três maiores grupos bancários no Japão reduzidas, parcialmente através de automação.
Uma outra fonte familiar com o assunto disse que o Mizuho está considerando o corte de 19 mil funcionários no Japão e no exterior ao longo de dez anos, contando por um terço de sua força de trabalho total.
A redução de filiais e redistribuição de pessoal ocorre em uma época quando o serviço bancário online (internet banking) através de smartphones e outros dispositivos digitais está aumentando e menos clientes visitam os balcões de atendimento nos bancos.
Fonte: Mainichi Imagem: YouTube