O costume da radio calistenia – rajio taiso (ラジオ体操) no Japão – que são rotinas com exercícios curtos acompanhados de música, surgiu pela primeira vez há cerca de 90 anos.
Era comum que grupos praticassem diferentes variedades de rajio taiso em parques e espaços abertos. Enquanto o costume diminuiu bastante, muitos estão agora olhando para as rotinas de exercício como uma maneira de ajudar a sociedade na melhor idade no Japão a ficar em forma.
Um ritual logo pela manhã
A rajio taiso, ou radio calistenia, são rotinas de exercícios rítmicos acompanhados de música. Por cerca de 90 anos, a rede estatal NHK as transmitiu em seu canal de rádio logo pela manhã, diariamente, assim como em outros horários.
Durante as férias de verão, segundo site Nippon, grupos de pais e organizações municipais locais geralmente realizam encontros de rajio taiso para as crianças. Os jovens participantes, que preenchem assiduamente seus cartões de comparecimento, podem trocá-los, no final do dia, por doces, artigos de papelaria e outros presentes.
Esse exercício já foi um dos maiores acontecimentos nas vidas das crianças que frequentam a escola, contudo, com o declínio populacional do país, preocupações com o barulho e outros fatores afetaram a participação. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela fornecedora de material educacional, a Benesse, somente um pouco mais da metade dos estudantes de ensino fundamental agora participam de eventos de rajio taiso.
Um setor onde a rajio taiso ainda desfruta de forte popularidade é entre os idosos, com muitos desses praticantes considerando os exercícios como uma maneira fácil de manter a saúde física em seus anos de ouro. Instalações de bem-estar e serviços de cuidados locais que atendem idosos comumente promovem os benefícios à saúde da rajio taiso.
O início
A rajio taiso foi introduzida no Japão em 1928 em comemoração à coroação do imperador Hirohito. A ideia para a transmissão da rádio calistenia veio dos Estados Unidos, onde durante o ano de 1920 a empresa de seguros Metropolitan Life Insurance Co patrocinou 15 minutos de rádio calistenia em grandes cidades no país.
A visita de funcionários da divisão de seguros postal japonesa trouxe amostras de exercícios dos EUA para o Japão e eles foram usados primariamente para melhorar a saúde de soldados japoneses, tanto no país quanto no exterior, durante os anos 1930 e 1940. Os exercícios foram introduzidos em várias outras nações pacíficas, incluindo Taiwan, Hong Kong e Indonésia durante o período de colonização do Japão.
Após a rendição do Japão em 1945, as transmissões foram proibidas pelas potências ocupantes como sendo muito militaristas em natureza.
Após várias revisões da rotina de exercícios, ela foi reintroduzida pela rádio NHK em 1951, com o apoio do Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Associação de Ginástica do Japão e da Associação de Recreação do Japão.
Há duas rotinas padrão amplamente praticadas, cada uma com duração de um pouco mais de três minutos. Ambas incluem mais de uma dezena de diferentes exercícios aeróbicos para o corpo todo que alongam os músculos, melhoram o balanço e constroem um núcleo forte.
A NHK transmite a rajio taiso pelo rádio e tevê até quatro vezes ao dia durante a semana, com menos transmissões aos finais de semana. Um recente e popular derivado televisivo, o Minna no Taiso (Exercícios de Todos), incluem variações sentadas para aqueles que têm mobilidade limitada.
A rádio calistenia também reuniu seguidores entre as comunidades japonesas no exterior, particularmente no Havaí, Brasil e Peru.
A rajio taiso ainda é usada em escolas como um aquecimento para aulas de educação física, durante atividades de esportes e por muitas empresas como uma maneira de construir moral e um senso de união de grupo, assim como elevar os níveis de energia e encorajar a boa saúde.
Fonte: Nippon Imagem: Nippon, YouTube