Está aberta a temporada para apreciar as capivaras tomando banho de ofurô, com folhas de momiji ou como celebridades.
No zoo Izu Shaboten (Shizuoka), elas se banham com as aromáticas frutas cítricas. No zoológico de Nasu (Tochigi), elas entram nas águas termais e comem as folhas de kaede, já vermelhas. E vêm chamando a atenção, ao ponto de serem divulgadas no noticiário da NHK.
Descoberta do ofurô para as capivaras
As capivaras nos zoológicos do Japão vieram do Brasil, Argentina e outros países da América do Sul e da central. Em Izu, elas estão presentes desde 1966.
No entanto, somente em 1982, quando um cuidador do zoológico usou água quente para limpeza do local, percebeu que elas gostaram.
Assim nasceu o banho de ofurô para esses roedores mansos. Foi construído um rotenburo, traduzido livremente como ‘onsen’ ao ar livre.
O Izu Shaboten está com programação especial para comemorar os 35 anos de banho de ofurô da família das capivaras. Este ano cinco bebês estão sendo apresentados para o público. A família de 13 se banha e brinca com as frutas cítricas, colocadas para aromatizar as águas termais.
Assista ao vídeo e confira a alegria desses roedores herbívoros no ofurô.
Zoos com ofurôs para as capivaras
Depois da fama dos roedores no “onsen” preparado para eles no Izu Shaboten, outros fizeram a mesma coisa. Confira onde se pode ver as capivaras no ofurô. Basta dar um toque sobre o endereço para abrir o mapa e traçar seu roteiro. Se tocar no nome do zoológico abre-se a página web.
- Zoológico Izu Shaboten – Shizuoka-ken Ito-shi Futo 1317-13
- Saitama Children’s Zoo – Saitama-ken Higashi Matsuyama-shi Iwadono 554
- Ishikawa Zoo – Ishikawa-ken Nomi-shi Tokuyama-cho 600
- Nasu Doubutsu Ookoku – Tochigi-ken Nasu-gun Nasu-cho Oshima 1042-1
- Mishima Parque Municipal Rakukotobukien – Shizuoka-ken Mishima-shi Ichiban-cho 19-3
- Nagasaki BioPark – Nagasaki-ken Saikai-shi Nishiji-machi Nakayamago 2291-1
Fontes e fotos: divulgação Izu Zoo e NHK