Tufão 22 e frente de outono cobrem o arquipélago de chuva

Okinawa amanheceu sob chuva e ventos fortes causados pelo tufão número 22. Confira a rota no fim de semana para se prevenir.

Tufão Saola sobre Okinawa e a frente de chuvas de outono cobrem o país com chuva (AMJ/Okinawa Times)

O fim de semana é de chuva em boa parte do arquipélago por conta do tufão número 22 se aproximando de Okinawa e da frente de outono cobrindo de oeste a leste.

Publicidade

A previsão segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão é de mar bravo pois os ventos são violentos nas ilhas da província de Okinawa e em Amami.

Do amanhecer até tarde da noite de domingo (29) o tufão número 22 deverá fazer uma rota sobre as águas do Oceano Pacífico. Poderá aumentar a velocidade e subir, de oeste a leste, influenciando o tempo da região Kanto no amanhecer de segunda-feira (30). Depois, a previsão é que se transforme em área de baixa pressão atmosférica.

Previsão de rota do tufão número 22, sobre as águas do Oceano Pacífico, traz chuvas e ventos em toda a costa (Weather News)

A pressão central do tufão Saola, número 22, é de 975 hPa, tem velocidade máxima do vento próximo ao centro de 30 m/s e a velocidade máxima instantânea do vento é de 45 m/s.

No raio de 110 Km a velocidade do vento é de 25 m/s. Numa área de 440 Km pelo lado norte e 390 Km pelo lado sul, a velocidade do vento é de 15 m/s.

Em Okinawa foi constatada velocidade máxima do vento de 44,2 m/s no sábado (28) pela manhã.

Além das rajadas de vento, a AMJ recomenda cuidados com a chuva, especialmente nas regiões que sofreram com a passagem do tufão número 21 na semana anterior.

Previsão da chuva por região

A previsão de chuva em 24 horas é mais intensa no sul do Japão. Até 6h de domingo (29):

  • 250 mm em Amami
  • 200 mm em Okinawa e região Kyushu
  • 150 mm na região Shikoku
  • 100 mm nas regiões Kinki e Tokai

Até as 6h de segunda-feira (30), a previsão é de:

  • 100 a 200 mm no arquipélago de Izu
  • 100 a 150 mm nas regiões Shikoku, Kinki e Tokai

A AMJ também alerta para as rajadas de vento no domingo:

  • 40 m/s em Amami
  • 35 m/s no sul de Kyushu

Por causa dos ventos fortes, a costa terá ondas altas, de até 6 metros ao longo de Shikoku até Tokai. A AMJ recomenda não se aproximar do mar. 

Fontes: AMJ, Yahoo e Weather News
Imagens: Okinawa Times e Weather News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Empresa apresenta garfo para comer lámen sem fazer barulho

Publicado em 28 de outubro de 2017, em Curiosidades

O garfo tem uma tecnologia que camufla o som emitido ao comer o lámen. Veja o vídeo.

O garfo camufla o som que as pessoas fazem ao comer o lámen (YouTube/ 日清食品グループ公式チャンネル)

Para os japoneses comer o lámen fazendo barulho é a melhor maneira de saboreá-lo. Para os estrangeiros, mesmo os que vivem no Japão há muito tempo, esse modo de consumir ainda causa estranheza.

Publicidade

Esse modo japonês de consumir o lámen é destacado na mídia como um problema social. Como uma solução amigável, uma empresa japonesa do ramo, a Nissin, desenvolveu um garfo que detecta, “cancela” o barulho que se faz ao comer o lámen e faz com que um smartphone próximo toque um som para mascarar o ruído, que é perturbador para muitas pessoas.

Pode-se dizer que a tecnologia para o garfo chamado Otohiko, vem dos toilets. O Otohiko tem o modo de funcionamento muito parecido com o sistema dos celebrados toilets Otohime da TOTO. O Otohime é um sistema em que um som é gerado para camuflar as idas particularmente agressivas ao banheiro.

Se a pessoa começa a “chupar” o lámen, os microfones de alta performance do garfo podem detectar o barulho e ao usar a tecnolgia NFC (Near Field Communication) faz com que os smartphones  dos usuários toquem um som de “Woooosh”. Os efeitos sonoros podem ser ajustáveis, incluindo um xilofone.

Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=142&v=lxocP_Maj1Y

O garfo, que é consideravelmente maior e mais pesado do que os tradicionais, pode ser comprado pelo preço de 14.800 ienes ($130).

As quantidades do garfo Otohiko estão limitadas a 5 mil unidades e os pré-pedidos finalizam no dia 15 de dezembro, veja aqui (em japonês).

Fonte: Rocket News
Vídeo, imagem: YouTube (日清食品グループ公式チャンネル)

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!