O tufão Nº22, Saola, está trazendo chuvas intensas e ventos fortes a amplas áreas do Japão, principalmente ao longo da costa do Pacífico do país.
De acordo com a AMJ – Agência Meteorológica do Japão, atualmente, o tufão está a cerca de 150 quilômetros ao sul da região Shikoku e está se movendo na direção nordeste a uma velocidade de 40Km/h. A velocidade máxima dos ventos perto de seu centro é de 108Km/h com rajadas máximas de até 162Km/h.
O Saola trouxe chuvas intermitentes na região Kyushu desde a noite de sábado (28). Nas últimas 24 horas, algumas partes da província de Miyazaki registraram mais de 450mm de chuva, cerca do dobro da média mensal para outubro.
O tufão provocou o cancelamento de operações aéreas no Japão. Um total de 57 voos foi cancelado neste domingo (29), principalmente em Kyushu e Okinawa. Empresas aéreas estão pedindo aos passageiros que verifiquem sites de meteorologia para as últimas informações.
A AMJ alerta para deslizamentos, transbordamento de rios, ventos violentos e ondas altas.
Segundo a previsão da AMJ, o tufão Saola se aproximará da região Kanto entre a noite deste domingo e a manhã de segunda-feira (30).
Fonte: NHK, AMJ Imagem: NHK