A ilustração disponibilizada pelo Observatório Europeu do Sul em 15 de novembro de 2017 mostra o planeta Ross 128b, que orbita uma estrela-anã vermelha, 11 anos-luz da Terra (M.Kornmesser/ESO via AP)
Astrônomos descobriram um novo mundo próximo que tem aproximadamente o tamanho da Terra, onde um ano dura menos de 10 dias.
Publicidade
A uma distância de 11 anos-luz, o Ross 128b é o segundo planeta mais perto a ser detectado fora do nosso sistema solar com temperaturas de superfície potencialmente similares à Terra.
O Ross 128b está muito perto de sua estrela, deste modo a órbita curta. Contudo, ele não fica extremamente quente porque a estrela-anã vermelha é fria. A estrela também é tranquila, o que significa que não há luzes de radiação. Isso é uma notícia encorajadora para aqueles que buscam vida extraterrestre. Acredita-se que o planeta faça fronteira com a chamada zona habitável.
Uma equipe liderada por Xavier Bonfils da Universidade Grenobale Alps fez a descoberta usando o Observatório La Silla no Chile. As descobertas foram reportadas na quarta-feira (15).
A Ilha dos Gatos é o nome popular da Ainoshima, ilha situada na Praia de Genkai, no bairro de Shingu (Fukuoka), fica localizada a cerca de 20 minutos de barco do Porto de Shingu. A ilha, com formato de coração, tem aproximadamente 270 habitantes e 200 gatos.
Publicidade
A fama internacional trouxe muitos turistas japoneses e estrangeiros, aumentando as expectativas em elevar os padrões da cidade.
Uma embarcação turística trouxe vários visitantes, que rapidamente começaram a tirar fotos do local quando chegaram à ilha, em 3 deste mês. Já na área de desembarque havia 5 gatos. Os turistas cercaram os animais que estavam ronronando ou deitados de barriga para cima. Muitos também estavam brincando com plantas locais.
Kim Seo Jin, 25, residente em Busan (Coreia do Sul), visitou o local com seu irmão, Dong Hyeon, 23. “Os gatos estão dormindo na rua. Que paisagem pacífica!”, disse o coreano.
Segundo Kim, eles conheceram o local através de programa de TV coreano. Ele e seu irmão planejaram uma viagem ao Japão de 3 dias e 2 noites. Um dia foi apenas para visitar Ainoshima.
“Há muitos gatos nesta ilha linda!”, disse Eric Midor, 46, americano que veio de Tóquio.
Turismo incentivado por mídia americana
O motivo do boom do turismo na ilha foi a CNN News, mídia americana. Em 2013, a CNN apresentou os “5 Maiores Spots de Gatos pelo Mundo” (em tradução livre), e Ainoshima foi uma das escolhidas. Após isso, outros jornais, noticiários e revistas realizaram entrevistas e visitas no local.
As fotos dos gatos de Ainoshima viralizaram rapidamente na Internet. Os turistas que utilizam as embarcações turísticas aumentaram. O número cresceu de 99.800 pessoas, no ano fiscal de 2013, para mais de 130 mil em 2016.
Na ilha há diversas placas de “não alimente os gatos” ou “não ultrapasse” escritas em inglês e chinês.
O cais da ilha é muito visitado pelos amantes da pesca. Já os visitantes que não gostam da atividade costumam visitar o “Shima no Eki – Ainoshima”, localizado perto do porto de pesca.
O local vende peixes frescos, secos e em conserva, além de lembrancinhas de felinos. O refeitório serve refeições de sashimi e champon de frutos do mar. O segundo andar serve hambúrgueres de peixe para a apreciação dos visitantes.
Para promover ainda mais o turismo local, a prefeitura preparou um comercial ao som de “Shape of You”, do cantor Ed Sheeran.
“Tenho a impressão de que estão aumentando as visitas de turistas após a publicação (do vídeo)”, disse Saki Ida, 26, do departamento de administração política do bairro.