Faltando menos de 2 meses para encerrar o ano, os fabricantes de daruma se empenham na produção para atender a demanda. Daruma (だるま) é um tipo de boneco, usado no Japão, para fazer pedido. Por isso, ele vem sem as pupilas. Pinta-se uma e outra só é pintada depois que o desejo for atendido.
Uma loja tradicional de Hiratsuka (Kanagawa), especializada em daruma, está tendo muito trabalho.
No lugar do tradicional boneco vermelho, está produzindo o de cachorro, pois 2018 é o ano dele. A inspiração veio da raça japonesa shiba inu, com orelhas triangulares. Excelente cão de guarda, de porte pequeno, é muito amado pelos japoneses.
Ano do Cachorro wonderful
Essa loja de artesanato típico, produz cada um manualmente. O artesão pinta o contorno das orelhas de dourado. Dá um toque de alegria com a boca e a parte interna das orelhas em vermelho, cor auspiciosa.
A intenção dessa produção é de que “seja um ano wonderful”. A loja faz um trocadilho com a pronúncia da palavra wonderful, pegando a pronúncia wan que para os japoneses significa o latido. Se no português é au au, no japonês é wan wan. Inclusive, se usa “wan-chan” para designar cachorro, de forma graciosa.
A produção não é só para atender a loja. Milhares de daruma em formato de cão serão distribuídos em breve nas lojas de Tóquio. Principalmente, nos templos e oratórios xintoístas de Asakusa.
Fonte e fotos: JNN