Campanhas de vendas Black Friday estão gradualmente criando raízes no Japão, com as gigantes do varejo Aeon e Rakuten oferecendo várias promoções para aumentar os rendimentos durante a pausa antes das tradicionais vendas de final de ano do país em dezembro.
A Aeon estreou as promoções Black Friday em 2016, similares àquelas vistas há muito tempo nos Estados Unidos, e a empresa desfrutou de cerca de 20% de aumento nas vendas no ano para aquele período.
A campanha deste ano tem início nesta quinta-feira (23), um dia antes, para coincidir com o feriado japonês. As promoções vão até domingo (26), com 50% de desconto em artigos de vestuário, como trajes para homens. Descontos sobre outros itens limitados também serão oferecidos.
A Rakuten oferecerá aos consumidores até 36 vezes os usuais pontos de recompensa para um período de 72 horas com início às 10h de sexta-feira (24). O shopping virtual da titã do e-commerce vai realizar promoções diárias sobre itens de alto valor e com tema na cor preta, como a panela de arroz da fabricante de aparelhos domésticos Balmuda.
A empresa americana de artigos para vestuário Gap vai realizar sua campanha japonesa até domingo (26). Os preços para itens com a marca Gap e produtos sob sua marca irmã Banana Republic estarão com 50% de desconto. A empresa sueca Hennes & Mauritz, H&M, repetirá sua campanha Black Friday introduzida no ano passado, oferecendo itens selecionados com até 70% de desconto até o domingo.
Empresas americanas conduzem campanhas anuais Black Friday após o Dia de Ação de Graças na quarta quinta-feira de novembro. O evento marca o dia quando os lucros das lojas tradicionalmente ficam positivos e isso representa o início da temporada de vendas de final de ano nos Estados Unidos.
Fonte: Nikkei Imagem: Photozou