O renomado instituto de pesquisa Euromonitor International, sediado em Londres, divulgou o relatório de 2017 das metrópoles mais visitadas do mundo. O ranking foi obtido pelo número de turistas estrangeiros que visitaram essas metrópoles neste ano e comparou o crescimento em relação ao ano anterior.
O ranking aponta as 100 cidades e traz um relatório completo sobre as tendências turísticas. As metrópoles da Ásia dominam os destinos preferidos pelos milhões de turistas que viajaram para a região. Houve um salto para 41 cidades em 2017 e deverá crescer para 47 cidades até 2025, indica a pesquisa.
O desempenho das cidades europeias tem sido dificultado por vários eventos nos últimos anos, incluindo a crise da zona do euro e dos refugiados, além do Brexit e ataques terroristas.
Rio de Janeiro é a única metrópole do Brasil
O Rio de Janeiro é a única brasileira entre as cem. A “cidade maravilhosa” apresentou um forte desempenho em 2016 devido aos Jogos Olímpicos. Semelhante a 2015, quando os desembarques caíram após a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, espera-se que 2017 registre queda também. Um fator que contribuiu para isso é o vírus Zika, que finalmente foi controlado em meados de 2017, e também a agitação política no final de 2016. Isso fez com que o Rio de Janeiro caísse para a 88ªposição no ranking.
Metrópoles do Japão
O Japão ficou bem posicionado graças ao gigantesco número de turistas chineses que visitam o país. A capital – Tóquio – não entrou no top 10, ficando em 13º lugar. Entretanto, outras metrópoles japonesas apareceram no ranking, como Osaka, em 33º, Quioto em 72º e Chiba em 91º.
Entre as 10 mais bem colocadas, 6 são da Ásia. Nova Iorque se classificou entre elas como a única na América. Da Europa, as icônicas Londres e Paris garantem suas posições, assim como todos os anos.
Se estiver pensando em visitar algum país no Ano Novo ou no Natal, o ranking pode ajudar na escolha.
20 metrópoles mais visitadas em 2017
- Hong Kong, 26,7 milhões de visitantes
- Bangkok, Tailândia, recebeu 23,27 milhões
- Londres, Inglaterra, desembarcaram 19,84 milhões
- Cingapura, foram 17,6 milhões
- Macau, China, 16,29 milhões
- Dubai, Emirados Árabes Unidos, 16 milhões
- Paris, França, 14,26 milhões
- Nova Iorque, Estados Unidos, 12,96 milhões
- Shenzhen, China, 12,96 milhões
- Kuala Lumpur, Malásia, 12,84 milhões
- Phuket, Tailândia
- Roma, Itália
- Tóquio, Japão
- Taipei, Taiwan
- Istambul, Turquia
- Seul, Coreia do Sul
- Guangzhou, China
- Praga, República Tcheca
- Meca, Arábia Saudita
- Miami, Estados Unidos
Fonte: Euromonitor
Fotos: Wikimedia e Pixabay