Um ônibus com direção autônoma poderá circular nas principais ruas da cidade de Maebashi na próxima primavera sob um programa de teste liderado pela Universidade de Gunma e pelo governo municipal.
De acordo com a universidade, se tudo correr bem, o ônibus com direção autônoma estará em serviço regular em cerca de um ano, tornando Maebashi a anfitriã para os primeiros ônibus com direção autônoma do Japão que operam em ruas públicas.
A rota de teste de cerca de 1Km opera ao longo de uma linha pré-existente de ônibus circular que conecta a estação de Maebashi da JR e a estação de Chuo-Maebashi da Jomo Electric Railway.
Para a primeira rodada de testes na estrada com início em novembro, o grupo do projeto usará um carro de passeio regular equipado com tecnologia de veículos autônomo.
A partir de abril de 2018, o grupo colocará um ônibus reequipado com sistema de direção autônoma na rota.
O ônibus de teste não vai transportar passageiros
O ônibus de teste não vai transportar passageiros. Ao invés disso, será usado para confirmar a segurança do veículo e coletar dados sobre características ao longo da rota, como construções e árvores à beira da estrada. Com início em novembro de 2018, os ônibus de teste terão passageiros a bordo.
Além disso, embora o ônibus seja projetado para operar sem intervenção humana, ainda haverá um motorista atrás do volante que pode assumir o controle se o veículo estiver prestes a se envolver em um acidente.
Contudo, a “meta verdadeira é que o ônibus seja operado sem um motorista”, disse um membro da equipe do projeto.
Carros autônomos ainda não são reconhecidos sob a Lei de Tráfego em Rodovias
Carros autônomos ainda não são reconhecidos sob a Lei de Tráfego em Rodovias do Japão ou a Convenção de Geneva sobre Tráfego na Estrada, que estabelece padrões comuns entre nações signatárias.
“Se pudéssemos seguir em frente com sistemas de direção autônoma, então avançaremos a veículos sem motoristas”, disse Takeki Ogitsu, um professor associado de desenvolvimento de máquina inteligente e chefe adjunto do centro de pesquisa de implementação de mobilidade de próxima geração da Universidade de Gunma. “Estamos nos preparando para isso agora, construindo conhecimento necessário”.
Fonte: Mainichi Imagem: Wikimedia