Após mais de dois meses sem qualquer lançamento, o Norte disparou o que diz ser um novo míssil balístico intercontinental – ICBM e fotos foram publicadas pela mídia estatal do país.
As imagens mostram o que o país diz ser um ICBM Hwasong-15.
As fotos mostram, aparentemente, um míssil sendo lançado durante os céus escuros, consistente com o horário precoce de lançamento, que ocorreu logo após as 3h (hora local).
O míssil foi disparado do norte de Pyongyang, viajando mais de 50 minutos antes de cair no Mar do Japão (East Sea). Anteriormente, a mídia estatal havia divulgado o lançamento.
Na quarta-feira (29), a mídia estatal mostrou imagens do líder norte-coreano. Kim Jong-un pareceu estar assinando a ordem para o lançamento do míssil.
Outro vídeo mostra os residentes enaltecendo o recente lançamento.
O ministério da defesa do Japão disse que o míssil teve o mais longo tempo de voo e alcançou a altitude mais alta do que qualquer outro lançamento norte-coreano.
O míssil, segundo o ministério japonês, caiu na ZEE – Zona Econômica Exclusiva do Japão após alcançar uma altitude de mais de quatro mil quilômetros.
Yu Koizumi do Instituto para Engenharia do Futuro disse que a mais recente ação eleva a ameaça da Coreia do Norte se, como o país isolado afirma, ter desenvolvido um míssil que pode carregar uma bomba de hidrogênio a qualquer lugar nos Estados Unidos.
Fonte: NHK
Imagens: ANN