Esponjas cirúrgicas foram deixadas dentro dos corpos de três pacientes no Centro de Câncer da Província de Saitama após cirurgias de câncer do pulmão.
De acordo com o centro, no início do novembro, um objeto estranho foi detectado dentro do corpo de uma mulher de 84 anos no dia após ela ter passado por uma cirurgia endoscópica para câncer de pulmão, divulgou a Fuji TV.
Um exame de raio-X revelou que uma esponja cirúrgica medindo 5cm de comprimento e 3cm de largura foi esquecida entre o pulmão e as costelas da paciente. Outra operação foi imediatamente realizada para remover a esponja, disseram responsáveis do hospital em uma conferência de imprensa realizada na quarta-feira (22).
Além disso, dois incidentes similares foram relatados em fevereiro e julho deste ano, envolvendo uma paciente de 79 anos e outro de 81, ambos dos quais foram submetidos a cirurgias endoscópicas.
Nenhum paciente corre risco de vida, disseram responsáveis do hospital. Eles pediram desculpas pela ocorrência e se comprometeram a garantir que tais incidentes não aconteçam novamente.
O hospital não informou se o mesmo cirurgião estava envolvido nos três casos.
Fonte: Japan Today Imagem: JNN, NHK