Um restaurante especializado em yakiniku – carnes grelhadas em estilo oriental – foi destruído pelas chamas, na noite de segunda-feira (27).
A casa The Hormon Naizoya, como o próprio nome indica, era especializada nas grelhas de miúdos ou órgãos e vísceras animais.
Os bombeiros seguiram imediatamente após o chamado de socorro, por volta das 21h30. Foi o funcionário do estabelecimento que ligou informando do fogo.
Foram deslocados 19 veículos do Corpo de Bombeiros para Naka-ku Shinsakae, em Nagoia (Aichi). A equipe de combate ao fogo levou 4 horas para conter as chamas intensas.
Além do prédio de 2 andares, de madeira, vizinhos sofreram danos.
Segundo levantamentos da polícia, um cliente colocou órgãos e vísceras demais na grelha e as chamas subiram pelo duto do exaustor, passando para outros. Essa foi a causa do incêndio, avalia a polícia, a qual ainda investiga os detalhes.
O grupo de clientes era composto por 6 pessoas, as quais grelhavam os órgãos internos e vísceras na brasa.
Nenhum dos clientes e funcionários sofreu lesão por conta do incêndio.
Yakiniku de “hormon”
No passado as partes do boi ou do porco que eram descartadas passaram a ser usadas em Osaka (província homônima). São os chamados miúdos no Brasil. Mas no Japão, vão além. Esses órgãos e vísceras são compostos por intestinos, cérebro, estômago, fígado, coração, rim, útero, pulmão e outros. Eles são servidos em casas especializadas, as quais atraem clientes.
Grelhados na brasa, além de saborosos, são altamente nutritivos.
Fontes: CBC TV e NHK Foto: CBC TV