De acordo com fontes do governo, a Coreia do Norte emitiu sinais de lançamento de míssil balístico, na segunda-feira (27). O Japão capturou os sinais através das ondas de rádio, as quais indicam esse movimento.
Existe a possibilidade de treinamento do exército ou alguma estratégia de campanha, por isso o governo está analisando com atenção.
Um funcionário de alto escalão disse na noite de segunda-feira “há sinais, de um movimento similar como no passado, mas isso não necessariamente um lançamento”. Os funcionários do Ministério da Defesa estão observando os sinais e enfatizaram a diretriz de continuar em alerta.
Movimentação desde final de setembro
O último lançamento foi em 15 de setembro, quando o míssil sobrevoou Hokkaido.
Desde o final do mês de setembro, as autoridades dos EUA e da Coreia do Sul captaram fatos da movimentação para o preparo do lançamento nos arredores de Pyongyang. Foram observados movimentos da plataforma móvel carregada com um míssil. O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul informou na segunda-feira que o movimento do veículo se tornou ativo, portanto, com possibilidade de novo lançamento ainda este ano.
Os governos japonês e norte-americano estão em alerta 24 horas com o destróier equipado com o avançado sistema antimísseis balísticos Aegis no Mar do Japão. Nas províncias de Shikoku, Chugoku e Hokkaido estão com o PAC 3 preparado para circunstâncias imprevistas.
Fontes: Sankei, JNN e Mainichi Foto: JNN