O Japão se juntará aos iminentes exercícios navais com três porta-aviões dos EUA no Pacífico Ocidental, esperando exercer pressão sobre a Coreia do Norte enquanto ela continua com seu desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Destróieres e outras embarcações do Japão vão se juntar ao USS Ronald Reagan, Theodore Roosevelt e o Nimitz. As três embarcações americanas são cada parte de seus próprios grupos de ataque e também inclui navios de guerra menores e esquadrões aéreos.
[Notícia relacionada: EUA vão realizar exercício com 3 porta-aviões enquanto Trump visita a Ásia]
Isso aparentemente marcará a primeira vez em cerca de uma década que os três porta-aviões participam em exercícios conjuntos na região Ásia-Pacífico. As forças japonesas treinaram com dois porta-aviões em junho deste ano no Mar do Japão, mas esse será o primeiro exercício conjunto delas com os três, de acordo com o Escritório de Membros Marítimos.
A FMAJ e as marinhas dos EUA e da Índia também realizaram exercícios conjuntos no Mar do Japão pela primeira entre os dias 3 e 6 de novembro. O destróier japonês Inazuma e a fragata indiana Satpura participaram juntamente com o Ronald Reagan.
Foi a Índia que sugeriu os exercícios, disse o chefe de estado das forças marítimas japonesas, Yutaka Murakawa. Os três países estão avançando na cooperação de defesa com um olhar de preocupação sobre a crescente presença da China do Mar do Sul da China e no Oceano Índico.
Fonte: Nikkei Imagem: Wikimedia