Um navio de pesca de atum de Okinawa, foi encontrado virado, nas águas do mar próximas a Palau – pequeno país insular na Micronésia.
No final da tarde do horário local, na segunda-feira (20), o navio Gyotokumaru 1 emitiu um sinal de socorro e depois não se sabia da sua rota. A Guarda Costeira do Japão informou que continua fazendo a busca dos 7 tripulantes que não se encontravam na embarcação nem nas proximidades.
Segundo informações da guarda costeira, a embarcação é de pesca do atum, pertencente à Associação Cooperativa de Pescarias Distrital de Naha (Okinawa).
Os dois japoneses que estariam no navio pesqueiro são Tamaki Masahiko, 62, e Hidekazu Tamei, 49, mais 5 indonésios.
Por volta das 16h30 de segunda-feira o navio teria emitido o sinal de socorro. Nessa ocasião estaria a 370Km da costa de Palau. Depois desapareceu.
Nesta terça-feira (21), pouco antes das 9h, um navio de treinamento da Universidade da Pesca descobriu a embarcação virada. Estava a cerca de 40Km de distância da área marítima onde o navio universitário se encontrava. As embarcações pesqueiras que estavam nas proximidades ajudam na busca das vítimas.
O local fica a cerca de 2.230Km de distância de Naha. O navio saiu do porto de Naha em 1º deste mês, para a pesca do atum.
Fontes: JNN, Sankei e Mainichi Foto: Guarda Costeira via JNN