Chamado de Pink Promise Diamond, foi destaque no mundo pela sua magnífica beleza, grau de pureza, raridade e tamanho. Tem 14,93 quilates e foi leiloado a 249,85 milhões de dólares de Hong Kong, o equivalente a 3,57 bilhões de ienes. O leilão foi realizado na terça-feira (28) e logo se tornou manchete no meio.
Cada quilate obteve o valor de aproximadamente 2,14 milhões de dólares. Ainda assim, os especialistas apontam que o valor por quilate não chegou a bater o recorde mundial.
O recorde continua pertencendo a um outro diamante pink, que obteve o valor de 2,155 milhões de dólares em 2009.
Raro diamante pink de 3,57 bilhões de ienes
O leilão ocorreu em Hong Kong, pela Christie’s Magnificent Jewels, do diamante que foi classificado como Fancy Vivid VVS1. Lapidado na forma oval, com cortes mistos, a cor Fancy Vivid Pink foi atribuída pelo Instituto Gemológico da América (GIA, sigla em inglês). Essa cor representa a classificação de cores mais apreciada na história do diamante pink.
O diamante Fancy Vivid Pink foi originalmente comprado pelo gemólogo e joalheiro Stephen Silver, conhecido pelo seu olhar afiado por pedras preciosas. Quando comprou a pedra, por uma soma não divulgada, em 2013, originalmente era um pink intenso de 16,21 quilates. No entanto, Silver acreditava que a pedra poderia atingir uma maior classificação de cor se fosse lapidada de maneira diferente para permitir mais luz através dela.
Risco de lapidar o diamante
Os diamantes são categorizados em dois tipos principais: I e II, dependendo do nitrogênio que apresentam na sua estrutura. Lapidar a pedra de 16,21 quilates foi arriscado porque, se não conseguisse atingir uma classificação de cor mais alta, ele estava basicamente jogando fora milhões de dólares em quilates perdidos.
O risco valeu a pena.
Apesar de perder alguns quilates, passando a 14,93, obteve uma classificação muito mais rara para Fancy Vivid Pink. A classificação VVS1 significa “sem defeito”.
Fontes: Mainichi e divulgação Fotos: Christie’s