A Subaru fez o recall de aproximadamente 400 mil carros de seu mercado nacional na quinta-feira (16) devido a um escândalo de inspeção – o mais recente que afeta a problemática indústria japonesa de veículos.
O recall é relativo a nove modelos, incluindo um carro esporte que a Subaru produz para a Toyota, mas os veículos vendidos no exterior não foram afetados, disse um porta-voz à AFP.
A Subaru admitiu no mês passado que funcionários não certificados haviam conduzido inspeções de veículos em duas fábricas localizadas ao nordeste de Tóquio.
A empresa disse que, no momento, ela teria que fazer o recall de 250 mil carros a um custo de cerca de 5 bilhões de ienes ($44 milhões).
Não se soube imediatamente quanto o recall mais amplo de 395 mil veículos custará ao grupo.
Os carros afetados foram produzidos em duas fábricas entre janeiro de 2014 e outubro de 2017.
“Com os carros mais antigos não há problema, visto que eles atenderam aos padrões de segurança”, disse esse funcionário à AFP.
Um porta-voz da Subaru disse que o grupo decidiu reinspecionar todos os veículos produzidos em solo nacional a partir de 2014 e não somente alguns modelos que acreditam-se ter sido verificados por funcionários não certificados.
Para mais informações sobre o recall, acesse a página oficial da Subaru clicando aqui.
Fonte: Japan Today, AFP Imagem: Bank Image