Quarta-feira (15) foi um dia de comemoração para a montadora Suzuki. O carro Swift foi eleito o Carro do Ano 2018 RJC.
O concurso é promovido pela RJC-Japan Automobile Researcher Journalist Conference e está na 27a. edição. No período de 1º de novembro do ano passado a 31 de outubro deste ano, os integrantes do RJC analisam os veículos lançados nesse período e escolhem os 6 melhores para finalistas.
Na terça-feira (14) foi o dia da votação para escolher o melhor dentre os 6 finalistas. O anúncio foi feito no dia seguinte.
Este não é o primeiro prêmio do Swift. Em 2005 e em 2010 ele já obteve essa marca. Porém, em janeiro deste ano, foi apresentado totalmente rapaginado, como sendo de terceira geração. Em julho deste ano foi introduzida a especificação híbrida.
De acordo com a RJC a série Swift tem variações esportivas e híbridos. Por isso atende a uma ampla gama de usuários. Destacou especialmente o Swift Sport, com 6 marchas, excelente em desempenho de potência, manobrabilidade e versátil como esportivo. Os híbridos têm seu próprio mecanismo e também bem combinado com o 5 AGS. São híbridos de baixo custo, que atendem as preferências dos clientes, analisaram os jurados.
O prêmio para o melhor dos importados foi para o V90, carro da Volvo.
O N-Box da Honda levou o prêmio de tecnologia e ficou em segundo lugar. Para a terceira posição os votos foram para o CX-5 da montadora Mazda.
Fontes: Chunichi, Sankei e Car Watch Fotos: Suzuki e Sankei