A Toyota apresentou o “T-HR3”, a terceira geração de robôs humanoides da empresa. O robô foi projetado para se tornar um assistente seguro e benéfico para os humanos.
Equipado com o “sistema mestre de controle” (em tradução livre), o robô é controlado diretamente por um humano e consegue imitar seus movimentos através de plataforma VR de controle remoto.
O “T-HR3” chamou muita atenção dos internautas por possuir um esquema parecido com os jaeger, robôs gigantes do filme “Pacific Rim”.
O design do “T-HR3” foi criado para ajudar as pessoas em diversos aspectos do dia a dia. Hospitais, lares, locais de construções, áreas atingidas por desastres naturais e até construções espaciais seriam lugares em que o “T-HR3” se mostraria útil, segundo a Toyota.
O robô possui braços longos, uma couraça branca lisa com estrutura mecânica, sensores de luz equipados na cabeça e uma estatura levemente baixa.
O operador do sistema mestre de controle consegue transmitir direta e naturalmente movimentos humanos como pegar objetos, movimentar braços e pernas, andar, entre outros. O operador é capaz de ver através do campo de visão do robô graças ao display VR (que no caso é o HTC Vive).
A Toyota programou também um sistema de proteção em relação aos movimentos sincronizados. O sistema impede que o robô interfira ou interaja diretamente com o operador. Enquanto o operador estiver sentado na cadeira de controle, ele, por exemplo, não consegue bater em si mesmo (erroneamente ou intencionalmente) através do robô.
O robô humanoide habilidoso e controlado remotamente esconde uma possibilidade latente de corresponder à basicamente todas as atividades humanas.
https://youtu.be/MEVOEPjkXEk
Fonte: Techcrunch Japan