De acordo com a companhia ANA-All Nippon Airlines o avião decolou por volta das 4h30 do dia 27 (horário Tóquio) do aeroporto de Los Angeles, Estados Unidos. O voo 175 tinha como destino o aeroporto de Narita, mas foi detectado um problema 3 horas após a decolagem.
Um dos comissários de bordo viu que havia um passageiro ocupando uma poltrona que deveria estar vazia. Ao conferir, detectou que ele deveria estar no voo de outra companhia aérea americana.
Por decisão do piloto, o voo retornou ao aeroporto de origem para desembarcar o passageiro, de cidadania americana, na faixa dos 20 anos. A aterrissagem em Los Angeles ocorreu 8 horas depois do embarque.
Havia cerca de 200 passageiros no voo 175 e foram prejudicados com 16 horas de atraso para chegar em Tóquio, por conta desse retorno.
Este caso chamou à atenção porque o passageiro é um artista norte-americano e publicou sobre o episódio nas redes sociais.
O caso está sendo investigado pelo Ministério da Terra, Infraestrutura e Transportes para apurar responsabilidades, apesar das desculpas formais apresentadas pela ANA.
Em setembro do ano passado ocorreu um caso parecido em um voo da mesma companhia, de Fukuoka a Haneda, no Japão. Havia excedente de um passageiro que não tinha poltrona e o piloto teve que retornar ao aeroporto.
Fontes: NHK e Mainichi Foto: divulgação