Bebês de um ano de idade ou mais novos não devem ser colocados para dormir em camas de adultos, mas sim serem acomodados em berços, equipados com grades, para evitar acidentes que têm ocorrido sucessivamente, de acordo com a agência de Assuntos do Consumidor.
A investigação realizada pela agência, cujos resultados foram divulgados em 8 de novembro, tem base em relatos de acidentes registrados em 23 organizações médicas até o final de outubro.
Um total de 564 acidentes do tipo ocorreram entre dezembro de 2010 e junho de 2017 em relação a bebês no grupo etário que dormiam em cama de adulto.
Em um dos casos, um bebê com menos de um ano de idade escorregou da cama de adulto, ficou preso contra uma parede e morreu por asfixia.
Em 19 casos, bebês foram hospitalizados devido a razões que incluíram ter virado na cama, caído no chão e sofrido ferimentos como fraturas cranianas.
Mesmo se grades de proteção na cama forem instaladas para os bebês, ainda há o perigo de sufocamento ao ficar preso entre o colchão e a grade.
A agência também pediu aos pais para evitar o uso de grades em cama de adultos para bebês com menos de 1 ano e meio.
Fonte: Asahi Imagem: Bank Image