Os funcionários públicos de nível nacional, equivalentes ao de nível federal no Brasil, receberam o bônus de inverno, nesta sexta-feira (8), já que o calendário de pagamento é dia 10, domingo. Todos receberam com aumento em relação ao ano anterior, pelo quinto ano consecutivo.
Em geral, a média foi de 710 mil ienes, 9 mil a mais que o ano anterior, segundo a NHK. Convertendo a média do bônus em reais, é o equivalente a pouco mais de 20 mil.
Já para os funcionários que não ocupam cargos superiores, a média foi de 681.500 ienes, cerca de 23.300 a mais em comparação com o último inverno.
Bônus dos 3 poderes
O primeiro-ministro Shinzo Abe teve 4,06 milhões de ienes depositados em sua conta. Já o presidente da Dieta recebeu cerca de 5,35 milhões de ienes, enquanto o Presidente do Supremo Tribunal Supremo, cerca de 5,81 milhões de ienes. Cada legislador do país recebeu cerca de 3,19 milhões de ienes.
Bônus dos funcionários públicos da província
Para se ter uma ideia, a província de Ishikawa também efetuou o pagamento dos bônus aos seus servidores. A média foi de 762 mil ienes, considerando o funcionário na faixa dos 40 anos.
Os funcionários públicos da província receberam o equivalente a 2,2 vezes mais que o rendimento mensal. No contracheque do governador, o valor apresentado foi de 3.204.500 ienes.
Em Aichi o governador, como sempre, abriu mão do seu bônus. Em contrapartida a média dos servidores foi de 861.419 ienes.
Fontes: Asahi, NHK e MRO Foto: NHK