Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nagoia (Aichi) e do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer descobriu uma tecnologia que permite detectar o câncer através do exame de urina.
O anúncio foi feito no sábado (16) porque o resultado da pesquisa foi divulgado na revista científica, formato digital, Science Advances, nos Estados Unidos, na tarde de sexta-feira (15), horário local.
A equipe foi liderada pelo pesquisador da Universidade de Nagoia, Yoshinobu Baba. Até então, limitava-se a detectar cerca de 300 tipos da substância chamada micro RNA contido na urina humana. Porém, usando equipamentos especiais com tecnologia de nanofios, a equipe conseguiu obter mais de mil tipos de micro RNA em apenas 1ml de urina humana.
Usando essa tecnologia a equipe de pesquisadores conseguiu detectar o aumento ou a redução do micro RNA em pacientes com câncer. Assim, a equipe constatou que os pacientes com câncer apresentam excessivamente o micro RNA enquanto as pessoas sem câncer, têm uma quantidade bem reduzida.
Os tipos de câncer que podem ser detectados são os de pulmão, pâncreas, fígado, bexiga e próstata.
Essa nova tecnologia traz esperança para a medicina. Eles explicam que existe a possibilidade de se fazer diagnóstico e a identificação do câncer, sem ferir o corpo do paciente para o exame, através da nanosubstância chamada micro RNA.
Fontes: CBC TV e Sankei Foto: CBC TV