Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão ocorrerá a chuva de meteoros Gemínidas, da Constelação de Gêmeos, entre as noites de quarta-feira (13) e quinta-feira (14) e também na madrugada de sexta-feira (15). De acordo com especialistas, o luar não afetará a passagem do fenômeno e o céu estará limpo, com ótimas condições para observar as estrelas cadentes.
O pico será por volta das 16h de quinta-feira, mas caso as condições estiverem favoráveis, será possível observar a passagem de mais de 40 meteoros por hora mesmo antes e depois do pico.
A noite de quarta-feira apresentará as melhores condições segundo as autoridades, com poucas nuvens principalmente na costa litorânea em relação ao Pacífico.
Infelizmente, assim como as regiões de Tohoku e Hokkaido, o sul de Kyushu e oeste de Koshin’etsu não serão agraciados pelo fenômeno, conforme a imagem abaixo da Weather News.
O pesquisador Ishizaki Masaharu, 56, do Centro de Informações do Observatório Astronômico Nacional do Japão, deu dicas para uma observação adequada e tranquila do fenômeno:
- Observar locais escuros no céu (a luz da lua e das estrelas pode atrapalhar a visibilidade do fenômento)
- Olhar sem se prender em único lugar ou ao leste (onde está localizada a constelação)
- Acostumar os olhos à luz noturna sem ver através da tela do smartphone ou de lâmpadas
A Chuva de Meteoros de Gêmeos é uma das três maiores já observadas. Diferente das chuvas de meteoros de Quadrântidas (janeiro) e de Perseus (agosto), o evento começa em horários adiantados, por volta das 20h, e até crianças conseguem vê-lo. O fenômeno toma mais força a partir das 22h de quarta-feira.
“Uma dica para a observação de estrelas cadentes é observar amplas áreas do céu noturno a olho nu. Espero que todos aproveitem e se protejam do frio durante a chuva de meteoros!”, disse Ishizaki.
A Weather News transmitirá a chuva de meteoros ao vivo pelo link abaixo.
Fonte: Mainichi Shimbun e Toyokeizai