Um comitê especialista do governo decidiu revisar as chances do terremoto de grande proporção Nankai Trough (Nankai Torafu) ao largo da costa do Pacífico nos próximos 30 anos, de cerca de 70% para entre 70% a 80%.
A fossa submarina Nankai se estende ao largo da costa da região Kanto até Okinawa, a província no extremo sul do Japão.
O Comitê de Pesquisa de Terremotos, uma parte da Sede para Promoção de Pesquisa sobre Terremotos do governo, recalculou as chances de um grande terremoto na fossa submarina ao longo de três décadas com início em 1º de janeiro de 2018. O número revisado será formalmente divulgado no próximo mês.
De acordo com estimativas, um grande terremoto na Nankai Trough poderá ser de magnitude que varia entre 8 a 9 graus e os cálculos são baseados em um intervalo médio projetado de 90 anos entre tais terremotos usando 1946 como linha de base – a última vez que um grande tremor atingiu a fossa submarina.
A estimativa tem base na hipótese de que terremotos na Nankai Trough ocorram em intervalos regulares, então, as chances do próximo aumentam mais do que foram desde o grande terremoto anterior.
“A projeção não indica que as chances de um terremoto aumentará repentinamente com o novo ano, mas, ao invés disso, as chances estão ficando cada vez maiores a cada momento”, disse o presidente do Comitê de Pesquisa de Terremotos, Naoshi Hirata, professor na Universidade de Tóquio”.
“Gostaria que todos nós estivéssemos preparados não importando quando o terremoto vai ocorrer”.
Fonte: Mainichi Imagem: Mainichi, Mie Info