Como os japoneses comemoram o Natal?

Você sabe quais são as diferenças entre a comemoração do Natal dos japoneses e do restante do mundo?

Você sabe a diferença entre o Natal no Japão e nos outros países? Enquanto nos países da Europa e Américas o Natal é, além de uma data comemorativa e festiva, uma data cristã, no Japão o evento é comemorado como uma data relacionada ao amor. Aliás, veja um post especial sobre o motivo do Natal existir e ter se consolidado no Japão!

Publicidade

Mesmo sendo um único dia, existem diferentes formas de se comemorar a data. Veja abaixo as características do Natal no Japão e nos outros países!

O Natal japonês

O país inteiro entra no clima festivo desde o início de dezembro. Iluminações gigantescas, árvores bem enfeitadas, músicas ambiente nas lojas, as cidades japonesas ficam tomadas pelo Natal. Contudo, é possível notar nos detalhes os objetivos e intenções dos japoneses em relação à data. Veja os principais itens que diferenciam a terra do sol nascente do restante do mundo!

  1. Uma data para se passar com o cônjuge ou namorado(a) do que com a família
  2. Bolos de chantili e morango decorados com o Papai Noel são os doces mais consumidos
  3. Japoneses gostam de comer frango, principalmente os da rede KFC
  4. Eles também presenteiam as crianças, mas apenas uma vez
  5. Os japoneses costumam guardar a árvore de Natal logo após a data (principalmente devido aos costumes de Ano Novo)

O Natal nos outros países

Como a religião predominante do Brasil continua sendo o cristianismo, o Natal é bastante comemorado no país verde-amarelo. Que tal relembrar os costumes desta data?

  1. Festas grandes com muitas pessoas, principalmente familiares e amigos próximos
  2. O prato principal varia entre o tradicional peru assado e carne bovina, embutidos e, em algumas ocasiões, carne de cordeiro
  3. Muitos presentes!
  4. Muitas lojas costumam fechar na data
  5. Costume de comer biscoitos e bolo
  6. A véspera de Natal é mais comemorada do que o dia 25 algumas vezes

Resumindo

  • O Natal no Japão é uma data para se passar com o (a) parceiro (a), enquanto nos outros países é uma data familiar e festiva.
  • As lojas no Japão funcionam normalmente na data, enquanto é muito comum estarem fechadas nos demais países.
  • Frango frito ou assado e bolos com decorações natalinas são os pratos preferidos dos japoneses. Já os países ocidentais preferem biscoitos e bolos de sobremesa, e como prato principal carne bovina, peixes ou o tradicional peru.
  • Os japoneses preferem escolher um presente mais caro e rebuscado, enquanto os brasileiros e outras nacionalidades preferem algo mais singelo e simbólico.
  • As crianças ganham apenas um presente no Japão, enquanto as crianças ao redor do mundo ganham vários.
  • Quando a data termina, os japoneses rapidamente arrumam suas casas para receber o novo ano. Já os outros países optam pela continuidade da decoração natalina.
Fonte: Trend-Town

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Janeiro Branco: quem cuida da mente cuida da vida

Publicado em 23 de dezembro de 2017, em Comunidade

De autoria de um psicólogo brasileiro, Janeiro Branco sensibiliza a população para as questões fundamentais da saúde mental. Saiba mais.

Voluntários em ação na campanha Janeiro Branco, em prol da saúde da mente (divulgação)

Em janeiro, o psicólogo e autor do projeto, faz um convite para as pessoas refletirem e debaterem sobre as ações em prol da saúde mental e felicidade.

Publicidade

O psicólogo de Minas Gerais,  Leonardo Abrahão, iniciou uma campanha intitulada Janeiro Branco. Ela coloca temas como saúde mental, saúde emocional, psicoeducação, educação emocional, harmonia nas relações, em pauta para a sociedade.

Psicólogo Leonardo Abrahão (à dir.), autor do projeto que poderá se tornar lei em breve (divulgação)

Foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia e em 2017 está ganhando o mundo. Ele envolveu profissionais como psicólogos, pessoas da mídia e outros da saúde para um esforço espontâneo, horizontal, solidário e coletivo. Tudo em prol da conscientização das pessoas à respeito dos cuidados que todos devem ter com a saúde mental e a saúde emocional de cada indivíduo.

O psicólogo Leonardo Abrahão começará uma série de transmissões ao vivo na fan page do Facebook do Portal Mie, este mês de dezembro. Dará sequência em janeiro, para envolver as pessoas da comunidade brasileira no Japão. Ele explicará o que é Janeiro Branco e como cada um pode participar dentro de suas comunidades. 

A ponte foi feita pela psicóloga brasileira atuando na comunidade brasileira no Japão, Ketelen Machado Tanaka.

A semente para a disseminação da saúde mental, para uma sociedade com menos doenças como depressão, é o alvo do trabalho dele. Sem vínculos comerciais, religiosos ou políticos, é uma iniciativa privada.

Acompanhe as transmissões ao vivo com o psicólogo Leonardo Abrahão nos dias 27 de dezembro às 20h30 e 8 de janeiro às 19h.

Para mais informações, o endereço de e-mail é janeirobranco@gmail.com e site http://janeirobranco.com.br/

Fonte e fotos: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão