Após a divulgação das fotos do lançamento do míssil balístico intercontinental Hwasong-15, pela Coreia do Norte, especialistas apontam que as fotos podem ter sido manipuladas. O Hwasong-15 foi lançado em 29 de novembro.
Um deles, o holandês PhD Marco Langbroek, apontou suspeitas no céu estrelado ao fundo das imagens. Analisou o ângulo do lançamento e da fumaça e comparou as fotos. Originalmente, parece que o céu estrelado na direção oposta se reflete no fundo, mas descobriu que não é assim. Em uma das fotos aparece a constelação Orion, de acordo com o ângulo da foto. Na outra, aparece a Canis Major mas Sirius ficou de fora.
O astrofísico da Harvard, Jonathan McDowell também declarou para a CNN que quando viu as fotos sentiu desconforto. O céu estrelado está claro demais quando do lançamento. Explica que quando vai tirar foto de um lançamento, o fundo não aparecia tão nítido, pois é preciso aumentar a velocidade do obturador. Do contrário, se reduzir a velocidade do obturador, a imagem do míssil em movimento ficaria desfocada ou tremida. Como o míssil foi fotografado com nitidez, supõe-se que as estrelas tenham sido adicionadas depois, manipulando as fotos para divulgação.
Como não encontraram evidências da manipulação, acreditam que a Coreia do Norte tenha substituído o pano de fundo para destacar o míssil.
Fontes: ANN e CNN Japan Fotos: CNN Japan