Uma empresa de produtos de papel na província de Sichuan, na China, se associou com o Centro de Pesqisa e Conservação para o Panda Gigante a fim de fabricar lenços de papel usando as fezes do animal.
O novo produto da Sichuan Qianwei Fengsheng Paper, que utiliza fibras de bambu não digeridas contidas nos excrementos, se tornou uma sensação na China.
O centro de conservação que faz parte do projeto é um líder mundial na procriação e pesquisa de pandas e tem cerca de 270 dos animais.
Shin Shin e Ri Ri, mãe e pai da filhote de panda gigante Xiang Xiang nascida no Jardim Zoológico de Ueno em Tóquio no mês de junho passado, também são originalmente do centro.
De acordo com a mídia, a fibra é extraída dos restos de bambu e excremento dos pandas, lavada e fervida repetidamente antes de ser usada para produzir os lenços de papel, papel higiênico e outros produtos similares. A fibra é esterilizada com oxigênio de qualidade médica e atende aos padrões de segurança do governo chinês.
Uma caixa de lenços do “Panda Poo” é vendida por cerca de 42 iuans – cerca de 740 ienes – tornando-o um item de luxo. Sua cor é marrom claro e um dos jornalistas locais disse que “não tem cheiro e é bem idêntico ao lenço tradicional”.
De acordo com o Zoológico Oji de Kobe (Hyogo) os intestinos do panda são curtos, então, grande parte dos bambus que os animais consomem saem pelo outro lado sem serem digeridos.
O zoológico também disse que realizou um evento de fabricação de papel usando o excremento de panda, mas “com a quantidade que eles puderam coletar na China, eles podem realmente produzir um produto comercial”, disse um representante do zoológico.
Fonte e imagem: Mainichi