A Agência de Meteorologia do Japão anunciou na segunda-feira (11) que o fenômeno La Niña intensifica o frio neste inverno, devendo se estender até a primavera.
O fenômeno diminui a temperatura da superfície do mar, no Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental , no Peru, atingindo inclusive o Japão. Foi observada uma queda de 0,5ºC na temperatura das águas marinhas desde julho deste ano. Analisou que esse efeito deverá se prolongar.
A AMJ explicou que a por conta do fenômeno, a intensificação da pressão atmosférica está trazendo frio mais intenso. Isso fará com que a neve fique mais pesada em diversas regiões do país.
Em 2006 o Japão teve grandes nevascas, as quais começaram em dezembro de 2005 e seguiram até janeiro. As nevascas nas regiões costeiras do Mar do Japão foram a causa da morte de 150 pessoas.
As nevascas de 2006 foram por causa do fenômeno La Niña. Este ano os ventos do oeste estão sinuosos mais ao sul do Japão, favorecendo a formação da baixa pressão de inverno a partir do norte.
Como a temperatura deste inverno será mais baixa que o normal, trazendo tempestades de neve ou neve intensa, a AMJ alerta para os riscos no trânsito e na remoção dos telhados.
Fonte: NHK Foto: PxHere