Autoridades japoneses inspecionaram na quinta-feira (30) um barco em más condições com 10 homens a bordo se identificando como norte-coreanos à deriva no mar agitado ao largo da costa da ilha de Hokkaido.
Oficiais da Guarda Costeira disseram que entraram no barco de madeira e iniciaram a inspeção após rebocá-lo para uma área mais segura. O barco foi avistado ao largo da costa oeste de Matsumae na terça-feira (28), mas com o mar agitado a aproximação não foi possível.
Segundo a Guarda Costeira, previamente, os homens se comunicaram em coreano através de um alto-falante e uma placa de mensagem dizendo que eram da Coreia do Norte e que estavam buscando refúgio em uma ilha próxima por causa do mau tempo.
Não foi possível saber imediatamente se o barco estava envolvido em pesca ilegal dentro da zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas do Japão.
O Japão vem intensificando as patrulhas após um recente aumento no número de barcos que acabam aparecendo na costa japonesa.
Todos os anos, o mar carrega dezenas de barcos e detritos até áreas da costa norte japonesa. Neste ano, 59 casos – comparado a 66 no ano passado e queda dos 80 há cinco anos – foram detectados e cerca da metade deles somente em novembro, de acordo com a Guarda Costeira.
Segundo oficiais, eles estavam ligados a uma campanha reportada pelo Norte para enviar pescadores a águas mais distantes para mais capturas.
Fonte: Asahi Imagem: ANN