O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25) pelo próprio presidente da rede – Sadanobu Takemasu – para a imprensa. A estreia do novo tipo de loja automatizada está prevista para a próxima primavera e, aos poucos, introduzirá na grande maioria das lojas.
Com esse tipo de automatização a rede prevê solução para a falta de mão de obra e também para facilitar a vida das pessoas que têm pressa. Elas não precisarão ficar na fila, esperar o caixa registrar os produtos, receber o pagamento e dar o troco.
Pegue e pague: como funciona
O cliente precisará instalar um app no seu smartphone. Na loja, ele pegará o produto desejado, passa o smartphone no código de barras para a leitura e registro. Depois, pode levar o produto, pois o pagamento foi realizado automaticamente, online.
Segundo Takematsu, nos horários da manhã e na hora do almoço, quando os clientes têm pressa, elimina-se essa perda de tempo na fila. Com esse novo tipo de serviço, pegue e pague, ganha tempo.
O funcionário da loja poderá se concentrar em reabastecer as prateleiras. A rede Lawson já pretende implementar o sistema em algumas lojas da capital, especialmente na madrugada, para teste.
Outro sistema de pegue e pague
Em conjunto com a Panasonic foi desenvolvido um sistema de etiqueta eletrônica, para que o cliente tenha autonomia nas compras.
A cesta onde se coloca dos produtos a serem comprados também é especial. No caixa autônomo, um sistema faz a leitura das etiquetas dos produtos colocados dentro dela. A soma é feita em questão de segundos. O cliente passa seu cartão e pronto, conta paga. A sacola sobe pronta para ser levada.
Assista ao vídeo para ver como esse sistema funciona.
https://youtu.be/qd2H-14Us2o
Fontes: Yomiuri e LiveDoor