Mais de dois mil terremotos atingiram o Japão neste ano com intensidade 1 ou acima na escala sísmica japonesa. A escala varia de 0 a 7, com 7 sendo o mais fortemente sentido pelos humanos.
A AMJ- Agência Meteorológica do Japão informou que desde as 19h de sexta-feira (29), 2.014 terremotos haviam sacudido o país neste ano.
Segundo a AMJ, oito tremores registraram intensidade 5 fraco ou acima. Ela incluiu um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter que atingiu a província de Nagano, central do Japão, em junho e que deixou duas pessoas feridas.
Mais de 10 mil tremores registraram intensidade 1 ou acima em 2011. Naquele ano, um forte terremoto e tsunami atingiram o nordeste do Japão em 11 de março.
O número de tais terremotos vinha diminuindo consistentemente desde então para cerca de 1.800 em 2015.
Contudo, o número aumentou para mais de 6.500 em 2016 quando dois fortes terremotos atingiram a província de Kumamoto, oeste do Japão, em abril.
O número caiu para um terço neste ano, mas ainda é maior que a média anual nos 10 anos antes do massivo terremoto de 2011.
Funcionários da AMJ dizem que a atividade sísmica continuou em todo o Japão desde o terremoto de 2011 e pediram às pessoas que se mantenham preparadas para possíveis outros durante o próximo ano.
Fonte: NHK Imagem: AMJ