O amanhecer das cidades das províncias do norte do Japão foi muito mais frio do que no ano passado, nesta quarta-feira (20). É o efeito La Niña, conforme previsão.
Os termômetros registraram 22,9ºC negativos em Rikubetsu-cho, da região Tokachi (Hokkaido). Em Abashiri os -12,3ºC fizeram as águas do porto congelar, formando um fenômeno de placas sobre o mar. As temperaturas mais baixas em Hokkaido foram em Daiki-cho com -23,7ºC e Deshikaga-cho com 22,5ºC negativos. Nessas localidades a temperatura máxima do dia é de zero grau.
Em Sukayu (Aomori), a cidade que mais acumula neve no Japão, está com acúmulo de mais de 2 metros, no começo do inverno, superando a média anual. Apesar da população estar acostumada com a neve, pois ela chega a quase 6 metros de altura no pico do inverno, nesta época do ano é incomum. Segundo a Agência de Meteorologia do Japão, essa quantidade de acúmulo é 166% maior em relação ao ano anterior.
Hijiori (Yamagata), famosa por suas águas termais também está com a paisagem branca em contraste com o céu azul nesta quarta-feira. O acúmulo de neve é de 1,41 metro segundo a AMJ.
Para quem mora na região Tokai e quer ver muita neve, pode se deslocar até o vilarejo de Shirakawa (Gifu). O acúmulo é de 81cm nesta quarta-feira.
Fontes e imagens: HBC TV e AMJ