Os residentes das províncias da região Hokuriku tiveram que enfrentar o trabalho de retirada da neve dos estacionamentos e da frente das casas. Foi a primeira grande neve desta temporada registrada nesta terça-feira (12). Em Toyama (província homônima) o acúmulo chegou a 8cm pela manhã.
Em algumas cidades das províncias de Fukui e Gifu, a neve chegou a 50cm de altura, em 24 horas.
Em Toyooka (Hyogo), a neve acumulada nas 24 horas foi de 12cm, com temperatura abaixo de zero de manhã. Na região Tohoku a neve chegou a 70cm e em Hokkaido, 50cm. Em Sukayu (Aomori), o acúmulo até esta manhã chegou a 1,57m de altura. Em Hijiori (Yamagata) foram registrados 97cm.
Além da neve intensa, as províncias da região de Hokuriku até o norte do arquipélago ainda tiveram rajadas de ventos, com velocidades que chegaram a 33,1m/s. A combinação de nevasca com ventania compromete a visibilidade no trânsito.
Mais neve na quarta-feira
Em Hokuriku e norte do Japão, nas regiões costeiras, poderão ter neve forte novamente na quarta-feira (13). A quantidade de neve esperada é de 80cm em Hokuriku, 70cm no nordeste e 50cm em Hokkaido. Além disso, a velocidade máxima instantânea do vento será de 35m/s em Hokkaido e de 30m/s em Hokuriku.
Nas regiões Tokai a previsão é de nuvens com pancadas ocasionais de chuva ou neve, em Kansai e oeste do país, neve nos pontos mais altos e também em menor quantidade nas cidades.
A recomendação é vigilância em relação aos riscos no tráfego devido a fortes quedas de neve, ondas altas e avalanches devido a fortes nevascas.
Fontes: Tenki, ANN e JNN Fotos: ANN