O número de escolas que oferecem aulas de língua japonesa está aumentando cada vez mais no país, com empresas de uma ampla faixa de setores entrando na indústria.
Atualmente, o Japão conta com 643 escola do tipo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela NHK, 206 dessas escolas foram estabilizadas nos últimos cinco anos e 80 abriram em 2017.
A emissora também conduziu uma pesquisa detalhada com 180 das escolas que iniciaram suas operações nos últimos cinco anos.
Ela descobriu que metade das operadoras fazem parte do setor educacional, mas outras são de uma ampla faixa de indústrias, como imobiliárias, agências de emprego temporário e de cuidadores.
O governo japonês está promovendo uma política para aumentar o número de estudantes estrangeiros no país para 300 mil até 2020 a fim de elevar a competitividade internacional do país.
O responsável de uma escola administrada por uma empresa da indústria de cuidadores disse que abriu o negócio para assegurar estudantes estrangeiros como trabalhadores de meio período e espera que eles sejam uma força de trabalho a longo prazo.
Yoshihisa Saito, Professor Associado da Universidade de Kobe, frisou que o Japão tem uma escassez de mão de obra e quer que estudantes estrangeiros preencham a lacuna. Ele também disse que o governo deveria trabalhar em quais circunstâncias tais estudantes estão nesses locais de trabalho.
Fonte: NHK
Imagem: Bank Image