O caso ocorreu em agosto deste ano. Uma professora, na faixa dos 20 anos, do Colégio Estadual Sakaide de Kagawa cortou os cabelos de sete alunas durante uma viagem escolar. A excursão foi realizada para alunos do clube de canoagem, atividade pela qual a professora era responsável.
Elas pertenciam a quatro escolas diferentes, sendo 6 do colegial e 1 do ginásio (chuugakko). O caso foi informado pelo Comitê Educacional de Kagawa em 19/dez.
Segundo o comitê, a professora e as alunas do clube de canoagem participavam de uma viagem interescolar em Yamanashi para preparação e treinamento para o Festival Nacional de Esportes do Japão. No início da excursão, a professora havia alertado que cortaria um centímetro de cabelo para cada mau comportamento verbal das alunas.
Além das sete alunas, outras duas haviam se recusado a passar pelo constrangimento no local e cortaram por conta própria posteriormente. “Tanto eu quanto elas pensávamos que era um jogo. Mas acabei ferindo os sentimentos das estudantes”, desculpou-se a professora.
A escola afastou a professora de seu cargo de responsável pelo clube em setembro e pediu desculpas aos pais e alunos. O comitê educacional a advertiu verbalmente em 7 deste mês.
Contudo, os responsáveis entregaram uma petição pedindo pela volta da professora e a escola pretende retorná-la ao seu antigo posto.
Fonte: Asahi Shimbun