Soube-se que o condutor do shinkansen Kodama 684, de 16 vagões, cometeu um erro na estação de Nagoia (Aichi). A imprensa japonesa noticiou o fato nesta sexta-feira (15). Ele teve que voltar à plataforma de ré.
Na quarta-feira (13), a plataforma de embarque do shinkansen Kodama, com destino a Tóquio, estava lotada de passageiros.
O Kodama, que tinha como ponto de partida a estação de Nagoia, seguiu sem embarcar os cerca de 200 passageiros. O operador da estação percebeu o erro e imediatamente acionou o botão de emergência.
Nesse momento, o condutor do Kodama teve que fazer o shinkansen retornar de ré para a plataforma. Foram cerca de 20 metros de retrocesso.
Segundo a JR Tokai, o incidente ocorreu às 20h31 por falha humana do condutor. Soube-se que normalmente o shinkansen opera com 3 condutores, mas nesse havia só um.
Ele teria confundido a ordem das operações. “Embora não tenha havido problemas de lesão em passageiros e nem na segurança, asseguraremos mais orientação aos tripulantes”, declarou a companhia.
Fontes: Asahi e Livedoor Foto ilustrativa: Wikimedia